Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Descobri um problema na empresa. E agora? Conto?

Por Luciano Coppini* - 20 de julho de 2010 - 10:00

De repente você descobre que existe um problema na sua empresa. E aí, deve ser você o portador da má notícia?
Há muito tempo atrás passei por um dilema desses. A situação era a seguinte, exista uma falha muito grande no sistema de auditoria no departamento em que eu ocupava uma posição de coordenação.
Eu trabalhava em uma empresa multinacional, em que eu acreditava que era o “emprego dos meus sonhos”.
Mas o que eu devia fazer? A simples revelação desse fato poderia gerar uma investigação detalhada a respeito do meu trabalho e da minha equipe. Eventualmente até a revelação de uma falha em que eu não tinha ciência, até o momento.
Mas eu tinha as seguintes possibilidades a minha frente: A primeira situação era procurar o meu chefe e revelar a situação correndo risco de me expor e, mediante a descoberta de uma falha de minha parte, perder o emprego. A segunda situação era fazer de conta que eu nunca soube dessa situação e me poupar de um incidente desagradável.
Mas nessa segunda situação, que poderia durar toda uma carreira, existia algo que me incomodava mais do que o receio de me expor por falha em algum processo. Era me passar por incompetente por não ter identificado que existia um problema no meu departamento.
A atitude que eu escolhi para tomar foi procurar meu chefe para contar para ele tudo o que eu achava de errado com relação àquele processo, mas me preocupei em sugerir formas de se solucionar essas questões.
O resultado foi uma promoção e, é claro, a credibilidade mediante meu chefe que passou a confiar ainda mais em mim.
Descobri nesse momento que, às vezes, os nossos problemas podem ser a porta de entrada para o sucesso. Mas é preciso saber onde está a chave, senão corremos o risco de “dar com a porta na cara”.

Luciano Coppini * é Psicólogo, Consultor de Empresas; Professor Universitário; especialista em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Profissional, realiza Coaching Gerencial e apresenta o programa Tendência pelo Agromix TV.

SIGA-NOS NO Google News