Cassilândia, Domingo, 23 de Setembro de 2018

Últimas Notícias

19/02/2011 15:17

Descoberta jazida de metal raro na Bahia

Sabrina Craide, Agência Brasil

Brasília - A primeira reserva conhecida de tálio no Brasil foi descoberta recentemente na Bahia. Em apenas uma das áreas pesquisadas pela empresa Itaoeste, que detém a concessão para exploração da reserva, foi encontrado o equivalente para atender todo o consumo mundial, estimado em 10 toneladas anuais, pelo período de seis anos.

A reserva total de tálio metálico é superior a 60 milhões de gramas na primeira área onde a pesquisa foi concluída. Atualmente, o tálio é cotado a US$ 6 o grama.

A jazida é a única ocorrência mundial conhecida de associação de manganês, cobalto e tálio. O tálio é um metal extremamente raro, estratégico e de alto valor, que atualmente só é produzido na China e no Cazaquistão.

Segundo a Itaoeste, o tálio pode ser empregado na produção de materiais de alta tecnologia, como contraste em exames cardiológicos por imagens e materiais temoelétricos (motores de automóveis, caldeiras industriais, chips de computador).

Também pode ser usado na produção de elemento supercondutor (HTS - High Temperature Superconductor), que são os mais eficientes para transmissão de energia, com um mínimo de perdas. Um um cabo HTS pode substituir o equivalente a uma linha de transmissão de uma hidroelétrica, por exemplo.

Edição: Aécio Amado

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 22 de Setembro de 2018
10:00
Receita do dia
Sexta, 21 de Setembro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Quinta, 20 de Setembro de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)