Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

03/12/2003 08:48

Desarmamento voluntário motiva campanha estadual

assesoria TJ/MS

No dia 12 de novembro, o Governo do Estado lançou a campanha Natal em Paz, que se estende até o próximo dia 15. O objetivo é promover o desarmamento voluntário da população estadual e diminuir a violência. O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Des. Rubens Bergonzi Bossay, participou do lançamento da campanha e reforçou que “todos os cidadãos, entidades públicas e instituições do Estado devem estar imbuídos desse ideal”.
O Natal em Paz foi baseado no programa de Desarmamento Voluntário (PDV), realizado no período de 9 de agosto a 8 de setembro, na Comarca de Aquidauana. “Logo nos primeiros dias o PDV despertou o interesse de diversos órgãos públicos e de algumas outras comarcas”, comenta o Juiz de Direito de Aquidauana, Aldo Ferreira da Silva Junior, responsável pela primeira edição.
Segundo o juiz, ele foi procurado pelo Secretário de Justiça e Segurança Pública, Dagoberto Nogueira, para conhecer a campanha que imediatamente, foi levada ao Governador Zeca do PT e, com algumas adaptações, foi lançada em todo o Estado. O mesmo aconteceu nas Comarcas de Três Lagoas, Miranda e São Gabriel do Oeste, onde os juizes também instalaram o PDV.
Em São Gabriel do Oeste, o desarmamento voluntário foi realizado durante todo o mês de novembro e, segundo a Escrivã Substituta da Comarca, Mariza Montagna Bantim, ainda não foi feito um balanço, mas o número de armas recolhidas ultrapassou 30. A experiência também deu certo na Comarca de Miranda, que abrange o município de Bodoquena.
Inicialmente, a conclusão da campanha em Miranda estava prevista para o dia 30 último, mas o sucesso das duas primeiras semanas surpreendeu os organizadores, que recolheram mais de 60 armas de fogo e seis armas brancas, motivo pelo qual as Juízas Vânia de Paula Arantes Cardotte e Simone Nakamatsu resolveram prorrogar a campanha até o dia 15 de novembro.
A participação da população está sendo expressiva na Comarca de Três Lagoas, onde, no primeiro mês de campanha, foram trocadas por cestas básicas mais de 250 armas de fogo.
Crianças - Em Miranda, a versão infantil do desarmamento está realizando um concurso de frases entre os estudantes. O primeiro colocado receberá uma bicicleta sendo que o segundo e o terceiro colocado receberão medalhas.
Já em São Gabriel do Oeste, serão sorteadas oito bicicletas entre os alunos que participaram do programa.
No programa Natal em Paz, do Governo do Estado, que vai até o dia 15 de dezembro, as armas de brinquedo estão sendo trocadas por revistas de histórias em quadrinho, até dia 29 de fevereiro de 2004.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Setembro de 2020
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
09:00
Santo do Dia
Domingo, 20 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)