Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Desarmamento voluntário motiva campanha estadual

assesoria TJ/MS - 03 de dezembro de 2003 - 08:48

No dia 12 de novembro, o Governo do Estado lançou a campanha Natal em Paz, que se estende até o próximo dia 15. O objetivo é promover o desarmamento voluntário da população estadual e diminuir a violência. O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Des. Rubens Bergonzi Bossay, participou do lançamento da campanha e reforçou que “todos os cidadãos, entidades públicas e instituições do Estado devem estar imbuídos desse ideal”.
O Natal em Paz foi baseado no programa de Desarmamento Voluntário (PDV), realizado no período de 9 de agosto a 8 de setembro, na Comarca de Aquidauana. “Logo nos primeiros dias o PDV despertou o interesse de diversos órgãos públicos e de algumas outras comarcas”, comenta o Juiz de Direito de Aquidauana, Aldo Ferreira da Silva Junior, responsável pela primeira edição.
Segundo o juiz, ele foi procurado pelo Secretário de Justiça e Segurança Pública, Dagoberto Nogueira, para conhecer a campanha que imediatamente, foi levada ao Governador Zeca do PT e, com algumas adaptações, foi lançada em todo o Estado. O mesmo aconteceu nas Comarcas de Três Lagoas, Miranda e São Gabriel do Oeste, onde os juizes também instalaram o PDV.
Em São Gabriel do Oeste, o desarmamento voluntário foi realizado durante todo o mês de novembro e, segundo a Escrivã Substituta da Comarca, Mariza Montagna Bantim, ainda não foi feito um balanço, mas o número de armas recolhidas ultrapassou 30. A experiência também deu certo na Comarca de Miranda, que abrange o município de Bodoquena.
Inicialmente, a conclusão da campanha em Miranda estava prevista para o dia 30 último, mas o sucesso das duas primeiras semanas surpreendeu os organizadores, que recolheram mais de 60 armas de fogo e seis armas brancas, motivo pelo qual as Juízas Vânia de Paula Arantes Cardotte e Simone Nakamatsu resolveram prorrogar a campanha até o dia 15 de novembro.
A participação da população está sendo expressiva na Comarca de Três Lagoas, onde, no primeiro mês de campanha, foram trocadas por cestas básicas mais de 250 armas de fogo.
Crianças - Em Miranda, a versão infantil do desarmamento está realizando um concurso de frases entre os estudantes. O primeiro colocado receberá uma bicicleta sendo que o segundo e o terceiro colocado receberão medalhas.
Já em São Gabriel do Oeste, serão sorteadas oito bicicletas entre os alunos que participaram do programa.
No programa Natal em Paz, do Governo do Estado, que vai até o dia 15 de dezembro, as armas de brinquedo estão sendo trocadas por revistas de histórias em quadrinho, até dia 29 de fevereiro de 2004.


SIGA-NOS NO Google News