Cassilândia, Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2020

Últimas Notícias

25/08/2019 11:00

Desaquecimento: por que é importante?

Sua Corrida

Você já sabe que o aquecimento é crucial antes de uma corrida e que errar na dose – para mais ou para menos – pode custar o bom rendimento em um treino ou prova. E quanto ao desaquecimento? “É nesse momento que o organismo começa a retornar aos níveis fisiológicos normais”, explica Leandro Sandoval, diretor técnico da assessoria esportiva Life Training, em São Paulo. “É quando começa o processo de relaxamento e recuperação das fibras musculares e de absorção do ácido lático produzido durante o exercício, além da estabilização do nível de esforço.”

Sandoval explica que desaquecer não é alongar. Trata-se da desaceleração gradual ao final da atividade – com um trote, caminhada ou pedalada tranquila, dependendo do nível de condicionamento do atleta. O objetivo é fazer com que o coração volte a bater em ritmo menos acelerado de forma gradativa e confortável. Ele lista algumas dicas para realizar a desaceleração do jeito ideal:

Ao final de toda corrida, não pare ou sente de repente, o que pode causar tontura e desmaio.
Reserve de 5 a 15 minutos para desaquecer, dependendo do esforço do treino (quanto maior, mais longo deve ser a desaceleração).
Após o desaquecimento, alongue tranquilamente.
Fazer uma massagem esportiva ou relaxante é um bom recurso para complementar o processo.
E se eu não desaquecer?

Dependendo do nível de esforço realizado ao longo da corrida ou nos metros finais do percurso, pode haver taquicardia e náusea, além de tontura e desmaio, já citados. “Quando o corredor aumenta a velocidade a fim de cruzar a linha de chegada e para abruptamente em seguida, leva a uma queda brusca da frequência cardíaca (e da pressão arterial)”, acrescenta Sandoval. “E, como os músculos estarão rígidos, correm o risco de ficarem doloridos por mais tempo.”

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 27 de Janeiro de 2020
Domingo, 26 de Janeiro de 2020
10:00
Receita do Dia
Sábado, 25 de Janeiro de 2020
10:00
Receita do Dia
Sexta, 24 de Janeiro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)