Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Des. Contar assume apontando as virtudes teologais

TJMS - 30 de agosto de 2007 - 05:48

Emocionante. Esta é a palavra que descreve o sentimento que tomou conta dos presentes na solenidade de posse do novo desembargador do Tribunal de Justiça, Carlos Eduardo Contar. Depois de cumprimentar os presentes, ele quebrou o protocolo e rendeu homenagens ao seu antecessor, Des. Horácio Vanderlei Nascimento Pithan, entregando-lhe uma lembrança.

“Acredito e almejo ser ele um homem realizado. Primeiro, por todas as suas ações traduzidas na vida pública e privada e, depois, porque deve estar pensando, satisfeito, que graças aos seus ensinamentos, aos seus esforços, à sua dedicação e profissionalismo, um ex-aluno da primeira turma para a qual lecionou ocupa a vaga por ele deixada”, disse referindo-se ao antigo mestre.

Contar não esqueceu de mencionar suas origens profissionais: “Recomeço, neste instante, meus primeiros passos profissionais, retornando à Casa que me acolheu como servidor no início da década de 80, em meu primeiro encontro com o trabalho e a responsabilidade laboral. Começo, tal como daquela feita, uma etapa absolutamente nova; agora com mais experiência, mais conhecimento, e maior cautela para exercer o sublime ato de julgar os interesses públicos e particulares. Neste plenário, palco de inúmeros julgamentos e sessões solenes, muito ouvi e aprendi, como também, já tive a oportunidade de me manifestar. Aqui ascendi ao mais alto grau de minha vida profissional no Parquet sul-mato-grossense, ao assumir o cargo de Procurador de Justiça em 2001".

O novo desembargador falou da OAB: (...) De outra feita, a admiração e a fraternidade que nos aproxima dispensa o protocolo e as formalidades de praxe. Por isto, estimado Dr. Fábio Trad, recebo a homenagem a mim prestada como gentileza de um irmão, e o apreço recíproco que dispenso a sua pessoa como profissional sério e competente”; não se esquecendo de mencionar o MP: "(...) Ao prosseguir, teria que ocupar todo o tempo que me fosse permitido para agradecer da melhor forma possível ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, instituição nobre e indispensável à administração da Justiça, que por mais de duas décadas acolheu-me, poliu-me e sustentou-me. Personificado na pessoa da Procuradora-Geral de Justiça Dra. Irma Vieira de Santana e Anzoategui, com quem divergi boa parte do tempo, mas com quem aprendi ao longo do tempo a aceitar e conviver com as diferenças, e com quem cresci pessoal e espiritualmente, deixo parte da minha vida e infinita gratidão”.

Ao concluir, o Des. Carlos Eduardo Contar agradeceu o apoio dos familiares e citou as virtudes teologais, apontadas por São Paulo aos Coríntios: a fé, a esperança e a caridade. “Fé na existência de um ser supremo, um Deus revelado. Fé que não é guardada, mas compartilhada, vivida e difundida. Esperança que responde às nossas aspirações, que dá alento, e que nos move em direção às bem-aventuranças. Esperança em dias melhores, em progresso espiritual materializado em prol da elevação pessoal e de todos mais. E, finalmente, a caridade. Caridade para que em minhas futuras decisões não me faça inclemente para com os mais fracos e desassistidos, nem impotente perante os mais fortes e poderosos. Ao professar estas três virtudes espero alcançar a pretendida Justiça”.


Autoria do Texto:SEcretaria de Comunicação Social

SIGA-NOS NO Google News