Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Deputados querem investigar acidente no Metrô de SP

Agência Câmara - 20 de janeiro de 2007 - 13:32

Preocupados com o acidente que provocou as mortes de pelo menos seis pessoas na Estação Pinheiros do Metrô em São Paulo no último dia 12, os deputados Ivan Valente (Psol-SP) e Luiza Erundina (PSB-SP) querem formar uma comissão externa suprapartidária para questionar os contratos entre empresas privadas e o estado.

Na quinta feira (18), os dois parlamentares estiveram no local do acidente e presenciaram o trabalho de resgate das vítimas. A idéia é de que a comissão externa também apresente um relatório sobre as causas da tragédia.

Modelo contratual
De acordo com Ivan Valente, o contrato feito entre o Metrô, empresa do governo paulista, e o Consórcio Via Amarela, responsável pelas obras, exclui o estado de qualquer fiscalização e controle.

"É um modelo em que o estado não tem nenhum controle sobre o processo e toda a responsabilidade da obra fica nas mãos das empreiteiras privadas, ou seja, com maximização de lucros, com a lógica da segurança submetida ao próprio lucro", disse o deputado.

Ivan Valente disse que aguarda resposta das mesas da Câmara e do Senado para a formação da comissão externa antes mesmo do dia 1º de fevereiro, data do início da próxima legislatura.

Audiência
Luiza Erundina e Ivan Valente também propuseram uma audiência pública conjunta das comissões de Direitos Humanos e Minorias e de Defesa do Consumidor, logo no início do ano legislativo.

A idéia é de que sejam ouvidos todos os setores envolvidos com o acidente, inclusive as famílias das vítimas e as pessoas que perderam suas casas.

Reportagem - Idhelene Macedo/Rádio Câmara
Edição – João Pitella Junior

SIGA-NOS NO Google News