Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Deputados pedem mudanças na área de saúde e na carreira médica

Agência Câmara - 18 de outubro de 2016 - 15:00

Durante sessão solene em homenagem ao Dia do Médico (18 de outubro), deputados criticaram o atual sistema de saúde e pediram mudanças em vários setores.

Autor do requerimento para a homenagem, Izalci (PSDB-DF) defendeu a criação de carreira de Estado para esses profissionais e criticou o programa Mais Médicos.

Segundo ele, o programa “financia a ditadura cubana". O deputado criticou ainda o atendimento, pela rede pública, à população do Distrito Federal

Hiran Gonçalves (PR-RR), que é oftalmologista, apontou a necessidade de debater o Sistema Único de Saúde (SUS). “O SUS não é igual para todos, não dá para fazer medicina como está previsto na Constituição, o dinheiro não é suficiente.”

O deputado criticou proposta de formação de peritos em áreas da saúde, como fisioterapia, terapia ocupacional e psicologia, que, segundo ele, são privativas de médicos.

Em mensagem enviada à sessão, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que os médicos se submetem a condições de trabalho estressantes e enfrentam precariedades, como falta de material. “Esses profissionais se dedicam anos na faculdade, fazem residência, em alguns casos trabalham em jornada dupla para compensar os baixos salários, e ainda assim se devotam integralmente aos seus pacientes”, elogiou

SIGA-NOS NO Google News