Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Deputados pedem fim de embargo russo à carne brasileira

Agência Câmara - 12 de novembro de 2004 - 09:01

O embargo russo às carnes brasileiras, em vigor desde setembro deste ano, foi discutido nesta quinta-feira, em Brasília, num encontro entre parlamentares da Comissão de Agricultura da Câmara e o embaixador da Rússia, Vladimir Tyurdenev. O embargo russo foi provocado por um foco de febre aftosa no estado do Amazonas. Dados do Ministério da Agricultura indicam que 85% do território nacional estão livres da doença.
Ainda de acordo com o Ministério, a maior parte do nosso rebanho de 193 milhões de cabeças, já erradicou a doença. Os resultados, no entanto, não impediram que a Rússia suspendesse a compra de carne bovina, suína e de frango do Brasil. Levantamento do setor produtivo estima um prejuízo diário de um milhão de dólares.
Dados do setor produtivo mostram que a Rússia é um dos principais mercados para a carne brasileira. Entre janeiro e setembro deste ano, o lucro com as vendas para aquele país somou 168 milhões de dólares.

Fim do embargo
Preocupados com a situação, sete deputados da Comissão de Agricultura da Câmara entregaram um documento ao embaixador Tyurdenev, pedindo o fim do embargo. O presidente da Comissão, deputado Leornado Vilela (PP-GO), informou que o embaixador prometeu que vai comunicar imediatamente ao governo russo e anunciou a vinda de uma missão de técnicos russos para vistoriar o rebanho e conversar com técnicos brasileiros para uma decisão final do governo russo. “O embaixador prometeu que vai agilizar junto ao ministério da agricultura da Rússia para que todos os procedimentos sejam feitos o mais rápido possível e que o mais breve seja anunciada essa suspensão."



Reportagem - Gizele Benitz
Edição – Paulo Cesar Santos


SIGA-NOS NO Google News