Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

16/10/2016 15:00

Deputados elogiam tradições gaúchas e defendem rodeios e cavalgadas

Agência Câmara

Durante sessão solene que comemorou os 50 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), deputados manifestaram preocupação com costumes culturais da região, como os rodeios e as cavalgadas. Autor do requerimento para a realização da homenagem, o deputado Afonso Hamm (PP-RS) enalteceu as tradições, mas disse temer a redução das cavalgadas em consequência da obrigatoriedade de realização do exame de mormo.

O mormo é uma doença letal, causada por bactéria, que atinge os cavalos e pode contagiar os humanos. Foi considerada erradicada em 1968, mas em 2000 voltaram a surgir casos no País. Por isso, segundo o deputado, a continuidade de eventos que tenham a participação de animais está em risco.

Entendo que é uma preocupação sanitária, uma questão de saúde pública, mas isso tem inviabilizado a participação dos cavaleiros”, disse.

O deputado Celso Maldaner (PMDB-SC) avaliou que os rodeios, tradicionais em festas gaúchas, correm risco. Ele lembrou que o Supremo Tribunal Federal aceitou recentemente ação contra as vaquejadas. “As maiores festas gaúchas são as dos pequenos municípios. Se a gente não cuidar, vão querer nos proibir até de andar a cavalo”, criticou.

Em mensagem enviada à sessão, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, elogiou a iniciativa de valorização da cultura gaúcha e destacou a grande participação do Rio Grande do Sul na economia brasileira. Maia lembrou que a região é um dos grandes polos turísticos do País.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)