Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Deputados convocam comissão de sindicalistas para reunião na presidência

Campo Grande News - 23 de novembro de 2017 - 10:28

Comissão de sindicalistas em direção ao 2º piso para reunião na presidência (Foto: Paulo Francis)
Comissão de sindicalistas em direção ao 2º piso para reunião na presidência (Foto: Paulo Francis)

Depois que manifestantes contra a reforma da Previdência estadual invadiram o plenário, deputados decidiram convocar uma comissão para reunião de emergência. O grupo de seis sindicalistas está na sala da Presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul com alguns parlamentares que tentam um consenso.

O protesto para evitar que a casa de leis aprovasse em 2ª votação o projeto do governo do Estado de revisão do plano previdenciário estadual começou antes da sessão desta quinta-feira (23), aberta sempre entre 9h e 9h30.

Os deputados estaduais ocupavam o espaço da mesa de diretora quando parte dos sindicalistas e integrantes do Fórum dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul pularam a divisão entre plateia e o espaço onde ficam os parlamentares entoando “gritos de guerra” contra a proposta do Executivo estadual.

A segurança e policiais militares rapidamente foram em direção aos manifestantes e ainda tentam conter os ânimos. Um cordão de isolamento foi formado para garantir a segurança dos deputados que continuam no plenário.

Diante da situação o presidente da casa de leis, deputado estadual Junior Mochi (PMDB), abriu a sessão e a declarou imediatamente suspensa por falta de segurança.

Reforma - O texto do governo que ainda seria pautado para 2ª votação sofreu duas grandes alterações.

A principal delas “parcela” o aumento do percentual de desconto salarial para a contribuição previdenciária obrigatória. Por mês, servidores ativos terão descontados 14% dos salários só a partir de maio de 2020, mas a partir de maio de 2018, o desconto, que era de 11%, já subirá para 12% e para 13% a partir de maio de 2019.

Já o percentual de desconto patronal – contrapartida de recolhimento tirada dos cofres estaduais, no caso – sobe de 22% para 24% em maio de 2018 e chega em 25% em maio de 2019.

As bancadas do PMDB, PSDB e também os deputados Coronel David (PSC), Herculano Borges (SD), Paulo Corrêa (PR), Zé Teixeira (DEM) são a favor da reforma. Apenas os parlamentares do PT votam contra as mudanças.

SIGA-NOS NO Google News