Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Deputados aprovam projeto que veta exclusão de grávida em teste físico

Campo Grande News - 19 de outubro de 2016 - 18:20

Foram aprovados, nesta quarta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, os projetos de leis que preveem a instalação de câmeras no interior dos pets shops e o que proíbe a reprovação de candidatas grávidas em testes físicos. Ambas proposta ainda passarão pela análise do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). 

De autoria da deputada Antonieta Amorim (PMDB), o projeto que determina a instalação de câmeras serve para assegurar imagens que garantam o zelo e cuidados com os animais, durante atendimentos médicos, banhos e tosas.

Já a proposta de Renato Câmara, também do PMDB, veda o desligamento automático de gestantes em concursos públicos, por conta de limitações à realização de testes físicos.

Neste caso, o projeto prevê a oportunidade da candidata apresentar laudos e exames médicos que indiquem a capacidade plena, parcial ou inaptidão para fazer o teste físico. "Como ela não tem igualdade de competir com as demais mulheres, atualmente ela é desligada do concurso, mas vão ter que definir outra saída, como agendar a prova para outro momento ou realizar um teste alternativo".

O órgão que propõe o concurso público ainda poderá proporcionar testes diferenciados, específicos e compatíveis com o estado da gestante, como aqueles aplicados em pessoas com deficiência.

Os dois projetos aprovados hoje podem ser sancionados, desta forma, passarão a valer. Mas, também podem ser vetados. Neste caso, os deputados ainda poderão derrubá-los ou mantê-los.
Por fim, foi aprovado o projeto que institui o Dia Estadual da Equoterapia, de autoria do deputado Marcio Fernandes (PMDB). O objetivo é difundir a prática equoterápica.

SIGA-NOS NO Google News