Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Deputados aprovam pedido de CPI

Glaucia Jandre - 17 de fevereiro de 2005 - 08:12

Na sessão desta quarta-feira, na Assembléia Legislativa, o deputado estadual Maurício Picarelli (sem partido) encaminhou à Mesa Diretora a proposta de criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar as causas do elevado índice de desnutrição e mortalidade indígena nas aldeias de Mato Grosso do Sul, bem como a correta utilização de verbas destinadas pelos governos federal e estadual, para combater esses problemas. "É uma vergonha nacional para o nosso estado que hoje, na era da tecnologia, existam crianças em aldeias sul-matogrossenses, sofrendo e morrendo de desnutrição. Precisamos investigar a situação e apurar os responsáveis e assim encaminhar o relatório para o Ministério Público Estadual, Federal e para o Ministério de Justiça Federal", explicou.

Vários deputados demonstraram o apoio incondicional a iniciativa de Picarelli. A deputada Bella Barros (PDT) disse que as aldeias de Dourados já são consideradas bairros da cidade. "É preciso convocar os deputados federais para iniciarmos uma mudança na vida dos indígenas com uma nova legislação. Não adianta considerarmos que uma cesta básica possa resolver todos os problemas dos índios". Já o líder do Governo na Assembléia, deputado Pedro Kemp (PT), salientou que é muito oportuna a criação da Comissão para poder levantar um debate sobre os problemas que envolvem a vida indígena, como o alcoolismo, o suicídio e a desnutrição. Celina Jallad, líder do PMDB, também parabenizou a iniciativa. "Acredito que Mato Grosso do Sul vai poder demonstrar a todo país o que a Funai vem fazendo pelos índios de nosso estado, vamos procurar e apurar os responsáveis por esta situação que comoveu o país", finalizou.

No final da sessão o deputado encaminhou o pedido da CPI para a Mesa Diretora com assinatura de 21 deputados que aprovam o pedido. O próximo passo agora é aguardar que o Presidente da Casa, deputado Londres Machado (PL), instale a CPI no prazo de 90 dias, período este que pode ser prorrogado. Agora os partidos devem fazer a indicação dos integrantes da Comissão

SIGA-NOS NO Google News