Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Deputados analisam possível sucessão de Severino

Agência Câmara - 20 de setembro de 2005 - 08:30

A crise política gerada pelas denúncias do empresário Sebastião Buani contra o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, continua repercutindo em plenário.
Na sessão de ontem, o deputado Gastão Vieira (PMDB-MA) disse que uma eventual sucessão de Severino ocorreria em condições especiais, razão pela qual o processo de escolha do novo presidente não pode ser igual aos anteriores. "Devemos escolher um presidente independentemente de tamanho de bancada e de influência de partidos. O importante é viabilizar um equilíbrio entre as correntes políticas da Casa", argumentou o deputado.
Para Vieira, o sucessor de Severino deveria ser uma pessoa com aceitação junto à sociedade e capacidade de melhorar a imagem do Poder Legislativo e da classe política.
O deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) reforçou essa tese: "A Câmara precisa emergir da crise com uma solução que garanta o resguardo da imagem da própria Casa e de todos os parlamentares", afirmou.

Agenda política
Segundo o vice-líder do governo Beto Albuquerque (PSB-RS), a eventual sucessão não deve se basear em partidos ou em nomes, mas em propostas de trabalho. "Há assuntos de grande interesse do País que devem ser tratados pela Câmara, como o desenvolvimento regional, a proteção da Amazônia e o barateamento do transporte público", destacou.
Na avaliação de Perpétua Almeida (PCdoB-AC), Severino não deveria renunciar ao mandato, pois "o correto seria passar pelo crivo das investigações". De qualquer maneira, segundo ela, é necessário que Severino fale à Nação para esclarecer os seus atos.
Ainda para Perpétua, não se pode esquecer que o empresário Sebastião Buani é "um réu confesso, um pagador de propinas"; e que deveria "ser varrido desta Casa, responder pelas suas ações e ser punido por elas".
O deputado João Fontes (PDT-SE), por sua vez, considerou "lamentáveis" as negociações nos bastidores para escolher o novo presidente da Câmara. Antes de pensar em nomes, segundo ele, é fundamental avaliar a biografia dos candidatos para que o escolhido seja alguém "sem máculas".



Reportagem - João Pitella Junior
Edição - Rejane Oliveira


SIGA-NOS NO Google News