Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Deputados acompanham investigação de massacre em RO

Agência Câmara - 22 de abril de 2004 - 15:07

A comissão externa criada para apurar o massacre de garimpeiros na reserva indígena de Roosevelt está em Espigão d´Oeste, em Rondônia, onde define ações para hoje. Os deputados vão acompanhar as investigações que estão sendo feitas pela Polícia Federal.
De acordo com o coordenador da Bancada do Estado, Agnaldo Muniz (PPS-RO), também autor de requerimento para a criação da comissão, o Parlamento deve participar ativamente das negociações para legalizar a situação na reserva Roosevelt, que fica ao sul de Rondônia. Ele diz que a proposta da bancada é legalizar a extração do diamante na maior reserva aberta do País.
O parlamentar lembra que os confrontos entre garimpeiros e os índios cinta-larga ocorrem porque alguns índios apóiam o garimpo e recebem diamantes em troca, enquanto outros não aceitam e ameaçam os garimpeiros.

Solução rápida
Agnaldo Muniz avalia que é essencial buscar, de forma rápida, "uma solução definitiva para esse problema, que se agrava cada vez mais. Se o Governo Federal não tomar uma decisão sobre isso, certamente mais mortes acontecerão. Nós já tínhamos alertado ao Governo e ao próprio presidente da Funai, Mércio Pereira, que, na ocasião, não deu a devida atenção. Agora estamos vendo mais e mais mortes de garimpeiros. Quando o Governo decidiu agir, já era tarde", destacou o parlamentar.

Oficializar o garimpo
O coordenador da bancada ressaltou ainda que uma das saídas para acabar com o conflito é oficializar o garimpo, "que deve ser explorado por uma associação de garimpeiros ou por alguma empresa criada pelo Governo para que o Estado possa arrecadar dividendos e a União tenha o controle total do que é extraído".
Segundo o deputado, a compra do minério pode ser feita por um banco oficial, como a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil. “Acreditamos que essa seria uma saída para acabar, de vez, com o tráfico e o contrabando de diamantes. O que não podemos aceitar mais é que continue ocorrendo mortes", avaliou.

Integrantes
A Comissão Especial de Roosevelt é integrada pelos deputados Agnaldo Muniz (PPS-RO), Alberto Fraga (PMDB-DF), Amauri Robledo (Prona-SP), Eduardo Valverde (PT-RO), Luiz Carlos Heinze (PP-RS), Miguel de Souza (PL-RO), Nilton Capixaba (PTB-RO) e Perpétua Almeida (PCdoB-AC).
Os parlamentares terão 15 dias para apresentar um relatório. Segundo Agnaldo Muniz, esse prazo pode sofrer alteração. "Mas acreditamos que, em 30 dias, no máximo, teremos concluído o nosso trabalho".

Reportagem - Regina Céli Assumpção
Edição - Simone Ravazzolli


SIGA-NOS NO Google News