Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Deputado revela um diálogo com o ex-governador Wilson Barbosa Martins

Redação - 13 de fevereiro de 2018 - 13:33

O ex-deputado Paulo Estevão Souza revela um diálogo que teve com o ex-governador Wilson Barbosa Martins no seu Facebook:

Conheci Dr. Wilson ainda bem criança em Dourados. Ele era amigo e companheiro político de meu pai e de meu avô Duarte nos tempos da gloriosa UDN (União Democrática Nacional). Lembro-me de quando ele se hospedou em nossa casa durante uma de suas campanhas à Deputado Federal.


Mais tarde na década de 1980, já moço, tornei seu companheiro na formação do PMDB quando o elegemos Governador do Estado e, a seu convite, assumi a Presidência da Empresa de Turismo de Mato Grosso do Sul.
Anos mais tarde, já em trincheiras políticas opostas, ele foi eleito governador novamente e eu deputado estadual.

Cumpri, ao meu entender, o rito da democracia que não pode renunciar aos fundamentos da oposição.


Quando, já no ocaso de seu governo, mais precisamente no dia 27 de dezembro de 1988, o então governador convidou para um almoço de despedida todos os seus secretários como também os deputados que igualmente terminavam o mandato. Embora divergentes na política, naquele momento já éramos companheiros de infortúnio eleitoral, pois, ambos havíamos perdido para o PT.


Ao cumprimentá-lo, ele, com voz serena, me disse:


- Deputado, o senhor fez uma oposição muito dura ao meu governo!


Naquele momento baixei a cabeça e esperei a “bronca” final. E ele completou:


- Mas tenho que admitir que foi leal.


Tive, naquele momento, uma aula de sabedoria política como nunca tinha tido. Os embates políticos devem se restringir às ideias e aos princípios, jamais às divergências pessoais. Como nas lutas marciais, não se permite golpes abaixo da linha da cintura.


Neste momento de despedida externo minha admiração e respeito à memória desse grande homem que hoje nos deixa fisicamente para continuar vivo na memória de tosos os brasileiros que vivem neste solo Sul-Mato-Grossense.

SIGA-NOS NO Google News