Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Deputado quer restringir atuação do Juizado Especial

Agência Câmara - 14 de julho de 2004 - 15:17

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania está analisando o projeto de lei 3567/04, do deputado João Correia (PMDB-AC), que exclui da competência do Juizado Especial as causas de natureza alimentar, falimentar, fiscal e de interesse da Fazenda Pública. De acordo com o projeto, as causas relativas a acidentes de trabalho, a resíduos e ao estado e capacidade das pessoas, e à imunidade parlamentar, ainda que de caráter patrimonial, também não poderão ser julgadas nos Juizados Especiais.
O autor explica que os Juizados Especiais, principalmente aqueles de competência cível, tornaram-se também instrumento para o oportunismo de pessoas que enxergam em sua celeridade e menor cuidado com a prova, um campo fértil para a disseminação das ações de reparação por danos, principalmente aqueles de caráter exclusivamente moral, cada vez mais utilizadas.

Imunidade parlamentar
Segundo o deputado João Correia, magistrados que atuam junto aos juizados especiais têm aceitado e processado esse tipo de ação, afastando a imunidade parlamentar consagrada pela Constituição Federal como cláusula pétrea. "Na maioria das vezes, assentam suas decisões no fato de os parlamentares terem "extrapolado" ou "exasperado" os limites da imunidade, como se fossem eles, os juízes, os responsáveis por estabelecer os limites da imunidade. Além disso, só a Casa respectiva poderá advertir o parlamentar que tiver se excedido na tribuna, para isso dispõe de instrumentos próprios", defende o deputado.

SIGA-NOS NO Google News