Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Deputado quer punição para fumante que está ao volante

24horasnews - 18 de junho de 2011 - 08:01

Dirigir fumando é uma infração de trânsito desrespeitada em todo o país. No entanto, o deputado Wagner Ramos (PR), pretende estender a punição aos condutores de veículos, que também fumarem ao volante quando crianças de até 12 anos de idade estiverem no interior do veículo. A iniciativa parlamentar prevê multa no valor de R$ 191,54 com atribuição de 7 pontos na CNH, bem como, recolhimento da Carteira e Retenção do veículo. “Não é concebível que, além do desrespeito às leis de trânsito, o motorista fumante também ameace a saúde de crianças que estejam no interior do veiculo”, disse Wagner Ramos.
Conforme a proposta de Wagner Ramos, a multa será atualizada anualmente, pela variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O deputado justifica ainda, que não é coerente que as pessoas exponham crianças, principalmente, menores, em ambiente fechado, onde há a liberação de fumaça do cigarro. “Elas nem sabem o que é o cigarro e o mal da fumaça sejam obrigadas a respirar substâncias tóxicas”, avaliou Wagner.

Com base em pesquisa, o projeto de lei de Wagner Ramos revela a existência de pelo ao menos, 250 gases encontrados nos cigarros, onze deles, são classificados como compostos carcinogênicos do grupo 1, ou seja, os mais cancerígenos.

“A fumaça do cigarro faz mais mal que o próprio cigarro. Por essa razão, apresentamos esta proposta para evitar que esse mal atinja as crianças principalmente menores de doze anos que não tem nem discernimento e nem idéia de como defender-se”, argumentou o deputado

SIGA-NOS NO Google News