Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

15/07/2004 14:57

Deputado quer limitar cobrança de contribuições

Agência Câmara

Proibir a União, os estados e o Distrito Federal de instituir contribuições para alguns setores é o objetivo da Proposta de Emenda à Constituição 274/04, do deputado Francisco Dornelles (PP-RJ). A PEC altera o artigo 150 da Constituição Federal na sessão das limitações do Poder de tributar para substituir a expressão "instituir imposto sobre" pela expressão "instituir imposto ou contribuição sobre".
Pela proposta, ficam proibidos de ser criados impostos ou contribuições sobre patrimônio, renda ou serviços dos templos religiosos, partidos políticos, entidades sindicais, instituições de educação e de assistência social sem fins lucrativos e livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão.
O deputado lembra que o texto constitucional impede que essas instituições possam sofrer os efeitos financeiros da incidência de impostos. "Apesar da preocupação do constituinte em estabelecer essas imunidades tributárias, nos últimos anos foi sendo desenvolvida uma prática legislativa que busca contornar a proibição da Constituição, atingindo-se o patrimônio, a renda e os serviços de entidades imunes. Atualmente a lei vem estabelecendo a cobrança de tributo, sob a denominação de contribuição", denuncia o autor da proposta.
"A imunidade tem seu fundamento na inexistência de subordinação entre os entes federados. De acordo com o pacto federativo, previsto na Constituição, não é aceitável que um governo possa pretender retirar dinheiro do tesouro do outro, cobrando-lhe impostos", acrescenta o deputado.

Tramitação
Depois de aprovada a constitucionalidade da proposta na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, será criada uma comissão especial para analisar o assunto. Em seguida a matéria será apreciada pelo Plenário em dois turnos.



Reportagem - Érica Amorim
Edição - Regina Céli Assumpção


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)