Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Deputado explica criação do Dia do Professor

Agência Câmara - 14 de outubro de 2004 - 14:14

O deputado Chico Alencar (PT-RJ), que é professor, destacou, durante a homenagem ao Dia do Professor, promovida neste momento pela Câmara, que a data 15 de outubro surgiu da tradição Cristã, por causa do dia da educadora Santa Tereza D´Ávila. O parlamentar lembrou que o Dia do Professor foi estabelecido na década de 60, chamado, na época, de Dia da Normalista.
Alencar, um dos autores do requerimento que solicitou a homenagem aos professores, assinalou que educar é ensinar a olhar para fora e para dentro. "Mestre não é quem sempre ensina, mas quem aprende. Por isso, celebrar o dia do mestre é celebrar desafios, sobretudo o desafio do ensino superior público democrático", disse. O deputado também enfatizou que, embora esteja se expandindo, o ensino superior está ainda com níveis baixos.

Participantes
Estão participando da homenagem o secretário-executivo do Ministério da Educação, Fernando Haddad; os presidentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Jussara Dutra Vieira; e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Adelmo Hilário Sauer; o representante do Conselho de Secretários Estaduais de Educação (Consed), Marcos José de Castro Guerra; e o assessor especial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Célio da Cunha. Também estão no plenário Ulysses Guimarães alunos do Colégio Marista João Paulo II, de Brasília.

O presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputado Carlos Abicalil (PT-MT), assumiu, há pouco, a presidência da sessão solene.

SIGA-NOS NO Google News