Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Deputado estadual defende plebiscito sobre mudança de nome de MS

Portal ALMS - 09 de maio de 2013 - 11:09

Discussão veio novamente à tona depois da visita da presidenta Dilma Roussef (PT) que, durante discurso em Campo Grande, confundiu MS com MT

O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) defendeu hoje, ao usar a tribuna na Assembleia Legislativa, a realização de um plebiscito sobre a mudança de nome do Estado de Mato Grosso do Sul. O posicionamento, defendido há anos pelo parlamentar, foi reafirmado depois de a presidenta Dilma Roussef (PT) confundir MS com o Mato Grosso, em seu discurso durante visita à Capital na última segunda-feira (29).

"E não é só a presidenta, não. Todo mundo de fora refere-se ao Estado como Mato Grosso. Essa é uma questão que emperra o nosso desenvolvimento", afirmou o parlamentar. Na avaliação dele, o momento às vésperas de grandes eventos mundiais - como a Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas - é extremamente oportuno para levantar essa discussão.

"É penoso para todos os sul-mato-grossenses que o Estado seja considerado um apêndice do Mato Grosso. Essa questão do nome provoca a falta de reconhecimento de Mato Grosso do Sul e atrapalha seu desenvolvimento", afirmou.

Amarildo Cruz lembrou ainda que na época da divisão do antigo Mato Grosso, a região sul que deu origem ao nosso Estado era a mais desenvolvida. Devido à sua proximidade com os grandes centros, era esperado que se desenvolvesse ainda mais. "Mas não foi o que aconteceu e eu atribuo isso em parte à questão da falta de identidade que começa pelo nome", disse.

Para o parlamentar, esse problema pode ser facilmente solucionado com uma ampla consulta popular que resulte na troca do nome do Estado. Uma das opções seria Estado do Pantanal (PN), destacando o bioma reconhecido internacionalmente e com grande parte de sua extensão em território sul-mato-grossense. "Penso que essa questão é muito mais fácil de se resolver e isso deve ser feito em conjunto com a população", concluiu.

SIGA-NOS NO Google News