Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Deputado destaca a vida de Apolônio de Carvalho

Douglas Correa/ABr - 24 de setembro de 2005 - 09:48

O deputado federal Chico Alencar (PT-RJ), que também é professor de História, afirma que a trajetória política Apolônio de Carvalho, de 93 anos, precisa ser ensinada às novas gerações. Apolônio morreu ontem à noite (23) na Casa de Saúde Portugal, no Rio Comprido, zona norte da cidade, vítima de insuficiência respiratória.

"Apolônio de Carvalho precisa ser ensinado para nós que sonhamos com um Brasil justo, fraterno e socialista. A história de vida de Apolônio precisa ser relembrada permanentemente. Ele sabia que onde havia opressão era necessário ter resistência e isso ele fez na França, contra a ocupação nazista, durante a 2a. Guerra Mundial e na Espanha, lutando ao lado dos republicanos na guerra civil espanhola".

O corpo de Apolônio de Carvalho será velado durante todo o dia de hoje (24) na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, na Cinelândia. O corpo será cremado neste domingo, às 11 horas, no Caju, zona portuária da cidade.

Comunista desde a década de 30, Apolônio de Carvalho foi um dos fundadores do PT e participou das principais lutas políticas do século passado no Brasil e no exterior.

Nascido em Mato Grosso do Sul, Apolônio serviu ao Exército brasileiro no fim do século 19; foi voluntário nas Brigadas Internacionais da Guerra Civil Espanhola, combatendo o fascismo entre 1937 e 1939; e, na França, foi coronel da Resistência na luta contra o nazismo durante a 2ª Guerra Mundial.

SIGA-NOS NO Google News