Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Depressão pode ser transmitida pelos pais aos filhos

Agência do Rádio - 06 de dezembro de 2006 - 07:18

Um estudo realizado no Canadá aponta que a depressão, assim como o humor, talentos e traços de personalidade, passa dos pais para o filho. O trabalho foi apresentado no Encontro Anual da Associação Americana de Psquiatria. O estudo durou 23 anos e foi feito com 340 filhos de pais com depressão. Ainda de acordo com a pesquisa, os pais que se tratam têm menos chances de ver os filhos sofrerem com os sintomas da doença. A técnica da área de saúde mental do Ministério da Saúde, Tânia Grigolo, lembra que o estudo canadense não é conclusivo. A especialista destaca que a política nacional para o setor é oferecer o tratamento especializado no Sistema Único de Saúde, mas evitando o uso indiscriminado de medicamentos.

"A gente entende que hospitalização ou tratamento medicamentoso têm que ser muito bem avaliado e sempre são os últimos recursos a serem utilizados. Porque a gente tem uma tendência de medicalizar todo tratamento e a gente também não acha isso adequado."

Estima-se que a depressão afete 121 milhões de pessoas em todo o mundo. Além de sintomas como desânimo e alterações de humor, ela também provoca dores físicas. A cura é possível, desde que o tratamento seja feito durante o tempo indicado pelo médico.

De Brasília, Yuri Achcar



SIGA-NOS NO Google News