Cassilândia, Quarta-feira, 28 de Outubro de 2020

Últimas Notícias

14/09/2020 05:40

Depressão na infância acontece e requer muita atenção dos pais

Setembro amarelo é o mês da prevenção, mas atenção precisa ser constante

Midiamax
Depressão na infância acontece e requer muita atenção dos pais

Depressão não é só um mal de pessoas adultas: a doença afeta cerca de 2% das crianças e 5% dos adolescentes no mundo. Segundo o Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), 13% de todas as tentativas de suicídio em Mato Grosso do Sul foram cometidas por menores de 14 anos – foram 437 registros.

Artigo publicado pelo PhD em saúde mental, José Carlos Souza e pelo acadêmico Bruno Makimoto, considera que o diagnóstico é mais difícil em crianças.

Causas e sintomas
Os sintomas de uma criança depressiva podem ser confundidos com malcriação, pirraça ou birra, mau humor, tristeza e agressividade.

Para diferenciar, os pais precisam notar a intensidade, a persistência e as mudanças em hábitos normais das atividades da criança.

No artigo, o autor destaca que a doença tem variáveis biológicas e psicossociais e até herança genética de pais ou parentes depressivos.

A doença também pode ser atribuída a situações traumáticas como: separação dos pais, maus tratos, abusos, baixa autoestima, abandono, mudança de colégio e mortes.

 

O estudo indica que os sinais mais comuns estão na dor de cabeça e abdominal, fadiga, tontura, fobias, irritabilidade, perda de apetite e sono.

Bem como perda de peso, fazer as necessidades na roupa, tristeza, isolamento social, agressividade, desinteresse pela brincadeiras, pesadelos, ideias suicidas, automutilações, entre outros.

Segundo José, na prática médica diária, percebe-se que o atraso na procura do tratamento ocorre pelo sentimento de culpa dos pais ou responsáveis.

Este fato fica evidente quando há negligência de atitudes parassuicidas, que são atos que levam ao risco de morte, mas não há uma clara intenção de se matar.

Como por exemplo a automutilação e a prática de desafios como a Baleia Azul.

Conversar abertamente com as crianças sobre o enfrentamento de situações adversas da vida é uma forma de prevenir e também de identificar previamente os sintomas e buscar ajuda, aconselha José.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 28 de Outubro de 2020
Terça, 27 de Outubro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)