Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Depois de oscilação na Ásia, bolsas europeias abrem em queda

BBC Brasil - 09 de agosto de 2011 - 08:00

Brasília - As bolsas europeias operam hoje (9) com volatilidade, mantendo a tendência de oscilação que ocorre na Ásia. O índice FTSE 100, da Bolsa de Londres, o Dax, de Frankfurt, e o CAC 40, de Paris, chegaram a abrir em alta, mas inverteram a tendência e caíam na primeira hora do pregão. Na Ásia, os principais mercados também fecharam hoje em baixa. O índice Nikkei, da bolsa japonesa, perdeu 1,7%, o Kospi sul-coreano encerrou em baixa de 3,6% e o Hang Seng, de Hong Kong, em queda de 2,8%.

Os investidores asiáticos recuperaram parte de suas perdas no fim das negociações. Mais cedo, o índice japonês chegou a cai 4,4%, o chinês, 6,4%, e o sul-coreano, 9,9%. O abalo na confiança causado pelo rebaixamento da nota da dívida norte- americana no último dia 9 ainda causa apreensão nos mercados.

“Os investidores estão preocupados com a solução que a Europa e os Estados Unidos vão encontrar para se livrar do peso da dívida pública (caso a economia mundial não volte a crescer)”, disse a analista Kathleen Gaffney, da Loomis Sayles. “O que está abalando os mercados é um temor em relação ao crescimento.”

A avaliação é que o crescimento da Ásia pode ser duramente afetado por uma deterioração das economias nos Estados Unidos e na Europa. As negociações em outros mercados estão sendo afetadas, segundo analistas. Os preços do petróleo também operam em queda – o tipo WTI está custando abaixo de US$ 80 o barril. O ouro, procurado por investidores preocupados em ativos mais sólidos, opera em alta.

SIGA-NOS NO Google News