Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Depois de cair em julho, produção industrial cresce 1,1%

Cristina Índio do Brasil / ABr - 06 de outubro de 2005 - 14:50

A produção industrial cresceu 1,1% em agosto. Com o resultado, a taxa volta a ficar positiva depois do registro de queda de 1,9% em julho. A redução naquele mês havia interrompido o crescimento registrado nos quatro meses anteriores. Os números foram divulgados hoje (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Se comparada a agosto do ano passado, a elevação é de 3,8%, acumulando no ano crescimento de 4,3%. Nos últimos doze meses, contados até agosto, a produção industrial cresceu 5,1%.

Dos 23 setores e atividades pesquisados, 11 apresentaram crescimento, as principais são: fumo (25,1%), farmacêutica (6,2%) e máquinas e equipamentos (3,2%), refino de petróleo e produção de álcool (2,4%) e bebidas (5,8%).

O chefe da Coordenação da Indústria do IBGE, Sílvio Sales, considerou bom o resultado de agosto. Ele destacou que quase no terceiro trimestre do ano (julho, agosto e setembro) a indústria mostra crescimento, embora "discreto". A principal influência, segundo Sales é o comportamento da área de bens de consumo, tanto os duráveis, como não duráveis. "Quando falamos em bens de consumo não duráveis, o mercado interno tem uma importância expressiva no desempenho desse setor", disse.

Os bens de consumo duráveis (automóveis; eletrodomésticos; televisores; celulares e motos e bicicletas) apresentaram crescimento de 3,8% em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano passado, e os semi e não-duráveis (carnes; sucos e concentrados de frutas; leite e laticínios; bebidas; calçados; medicamentos e álcool e gasolina), de 8,2% no mesmo período.

SIGA-NOS NO Google News