Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/11/2011 06:49

Depois de 26 anos, Guatemala volta a ter um militar no poder

Renata Giraldi*, Agência Brasil

Brasília – Pela primeira vez depois de 26 anos, a Guatemala voltará a ter um governo comandado por militar. O general da reserva Otto Perez Molina, de 61 anos, foi eleito ontem (6) novo presidente do país, com 54,89% dos votos válidos. A Justiça Eleitoral da Guatemala confirmou o resultado das eleições.

Perez é o primeiro militar que volta à Presidência da Guatemala depois que as Forças Armadas entregaram o poder ao civil Vinicio Cerezo, em 14 de janeiro de 1986. Ele venceu o adversário com 9,78 pontos de diferença, deixando o advogado Manuel Baldizón em segundo lugar.

Perez fez um discurso emocionado à população guatemalteca. \"[Vamos nos] unir e trabalhar em conjunto nos próximos quatro anos\", disse ele, assegurando que usará \"mãos de ferro\" no combate ao crime organizado e à pobreza no país.

O presidente eleito disse ainda que até sexta-feira (13) definirá os principais nomes de sua equipe ministerial. Perez acrescentou que pretende trabalhar em harmonia com o Parlamento e consolidar um governo de acordos. É a segunda vez que ele disputa as eleições presidenciais no país.

Considerado o \"general da paz\" por ter negociado e assinado os acordos que colocaram fim à guerra civil (1960-1996), que causou 200 mil mortos e desaparecidos, Perez foi acusado de violações dos direitos humanos durante esse conflito.

De acordo com dados oficiais, a Guatemala é classificada entre os países mais perigosos do mundo, registrando a média de 18 homicídios por dia - seis vezes mais do que a média mundial - e mais da metade dos 14 milhões de habitantes vivem na pobreza.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa, e da emissora multiestatal de televisão, Telesur//Edição: Graça Adjuto

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)