Cassilândia, Sábado, 24 de Junho de 2017

Últimas Notícias

05/07/2012 16:49

Depois de 12 anos, Palmeiras inicia decisão com tarimbado Coritiba

FPF

A noite desta quinta-feira marcará o início da decisão da Copa do Brasil 2012. De um lado, o Palmeiras, campeão do torneio em 1998 e que, após 12 anos, volta a decidir uma competição nacional de elite — a última vez foi na conquista da Copa dos Campeões, em 2000. Do outro, o Coritiba (PR), vice-campeão no ano passado, quando viu o Vasco erguer a taça, e que tenta mais uma vez alcançar o título inédito. Neste, que será o primeiro de dois confrontos, as duas equipes se enfrentam às 21h50, nos gramados da Arena Barueri.

Em meio à possibilidade de encerrar um jejum de títulos nacionais que já dura mais de uma década, o Palmeiras direciona todo o seu foco para a decisão da Copa do Brasil. Mesmo assim, apesar de ainda integrar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o time alviverde conquistou — no último final de semana, atuando com um time misto — a primeira vitória na competição de pontos corridos, fato que garantiu um pouco mais de tranquilidade ao técnico Luiz Felipe Scolari e seus comandados.

Outra boa notícia para o Palmeiras é o volante Marcos Assunção. Recuperado da contusão que o tirou do segundo confronto contra o Grêmio (RS) — na fase semifinal —, o atleta deve reforçar a equipe paulista nesta quinta-feira. “Estou bem. Faz uma semana que treino todos os dias, de manhã e de tarde. Eu não senti nada nesses últimos treinamentos com bola, fisicamente também não. É importante estar em um jogo como este. Todo jogador gosta de estar em uma final, principalmente depois de tanto tempo. Me esforcei ao máximo para poder disputar essa decisão”, afirmou o camisa 20 palmeirense.

Em contrapartida, o Palmeiras terá uma importante baixa no setor ofensivo. O argentino Barcos, referência no ataque palmeirense e artilheiro da equipe na temporada, sofreu uma crise de apendicite e — mediante a necessidade de operação — ficará de fora nos dois confrontos da final. Para a vaga, Luiz Felipe Scolari pode optar pelo centroavante Betinho, único atleta do elenco com características táticas semelhantes às de Barcos, ou entrar com Maikon Leite — nesse caso, atuando sem um atacante de área.

Além disso, o zagueiro Henrique, que vinha jogando como volante e sendo considerado peça chave no esquema tático de Luiz Felipe Scolari, cumprirá suspensão pelo cartão vermelho recebido diante do Grêmio, no empate por 1 a 1 que garantiu o Palmeiras na fase final da competição. A diretoria do clube tentou a absolvição de Henrique junto à CBF, mas o zagueiro só está liberado para disputar o segundo confronto, em Coritiba (PR). Com isso, o volante Márcio Araújo deve retornar à condição de titular.

Para a partida desta quinta-feira, a única dúvida do Palmeiras gira em torno do zagueiro Maurício Ramos. No jogo contra o Figueirense, o atleta foi substituído ainda no primeiro tempo com um incômodo na coxa direita. Após realizar exames no departamento médico do clube, nenhuma lesão grave foi constatada e o zagueiro inclusive treinou normalmente na terça-feira, mas ainda não está confirmado para o primeiro jogo da decisão.

Finalista da Copa do Brasil pelo segundo ano consecutivo, o Coritiba tem se mostrado um verdadeiro especialista em competições de mata-mata, chegando inclusive na semifinal da disputa em 2009. Considerado o grande responsável por esses números, o técnico Marcelo Oliveira prefere esquecer o retrospecto e aponta a concentração como fundamental por um bom resultado no primeiro jogo. “Às vezes você perde de 2 a 1 em uma circunstância difícil, mas traz para diante da torcida. Agora, tentar ganhar e abrir muito e perder o jogo com o placar mais elástico é complicado. É uma competição muito diferente, inclusive que o Scolari está muito acostumado. Por isso a gente tem que estar mais atento ainda”, afirma.

Marcelo Oliveira pode ter até três desfalques para a primeira partida da decisão. Após sofrer uma pancada na partida contra o São Paulo, pelo nacional, o lateral-direito Ayrton confirmou por meio de sua conta no Twitter que não se recuperou a tempo para o confronto. Quem também não deve jogar é o centroavante Marcel, que sofreu um estiramento no músculo posterior da coxa direita. O atleta, contudo, vinha ficando no banco de reservas nos últimos jogos. Já o atacante titular Roberto sentiu dores na coxa esquerda e segue como dúvida. Caso o jogador não atue, o comandante deve colocar o volante Gil e diminuir um homem do setor ofensivo.

Durante toda a história da Copa do Brasil, Palmeiras e Coritiba se enfrentaram em duas oportunidades, com uma classificação para cada lado. O alviverde paulista se saiu melhor nas oitavas de final de 1997, com duas vitórias. O adversário, por sua vez, deu o troco na última edição do torneio e superou o Palmeiras num dos resultados mais elásticos da história das quartas de final. A goleada por 6 a 0 no Paraná deixou o time tranquilo para o jogo de volta, que mesmo perdendo por 2 a 0, ficou a vaga na semifinal.

Ficha técnica

Palmeiras: Bruno; Artur, Thiago Heleno, Maurício Ramos (Adalberto Román) e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção, João Vitor e Valdívia; Maikon Leite (Betinho) e Mazinho.
Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Coritiba: Vanderlei; Jonas, Émerson, Pereira e Lucas Mendes; Willian, Júnior Urso, Gil, Rafinha e Éverton Ribeiro; Éverton Costa.
Técnico: Marcelo Oliveira.

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO/ASP-FIFA)
Assistentes: Alessandro A. Rocha de Matos (BA/FIFA) e Fabricio Vilarinho da Silva (GO/FIFA);
Quarto árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO);
Quinto árbitro: João B. Nobre Chaves (SP);
Local: Arena Barueri, em Barueri;
Data: dia 5 (quinta-feira), às 21h50.

Acompanhe pela Rádio Patriarca

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 24 de Junho de 2017
Sexta, 23 de Junho de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)