Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/11/2004 06:43

Dependentes químicos precisam de atendimento emergencial

Agência Notisa

Casos de jovens que dão entrada nas emergências devido ao abuso de drogas são mais freqüentes do que parecem. E em cerca de 60% dos pacientes, além de problemas psiquiátricos, eles apresentam doenças físicas associadas. O alarmante é que, segundo o psiquiatra Jorge Jaber, da clínica privada Jorge Jaber, na maior parte dos casos estas enfermidades não são identificadas durante o atendimento. “A esmagadora maioria dos pacientes psiquiátricos que apresentam sinais significativos de doença física (pressão alta, por exemplo) tem alta médica dos serviços de emergência sem registro desse fato”, alertou o médico, durante o VIII Simpósio Internacional sobre tratamento de Tabagismo e IV Simpósio Internacional sobre Álcool e Outras Drogas.

Para evitar que isso aconteça, Jaber aconselha o médico a perguntar o máximo possível sobre o histórico do paciente com as drogas. “Como nem sempre o paciente está em condições de dar informações, deve-se perguntar a todos os que tiveram qualquer tipo de contato com ele: o motorista da ambulância, o policial que o trouxe, famliares etc”, ressaltou. Paralelamente, é fundamental realizar uma avaliação médica completa com exames laboratoriais e, se necessário, transferir o paciente para uma unidade adequada.


O médico deve estar atento à freqüência respiratória, a casos de obstrução das vias aéreas e à circulação da pessoa assistida. Às vezes, exames simples, como apertar a unha do paciente e ver se ela volta a ficar vermelha com o objetivo de se verificar a qualidade da circulação, podem evitar futurar complicações”, afirmou Jaber.



O psiquiatra ressalta que não é apenas o uso abusivo de uma droga que leva um paciente à sala de emergência: a abstinência também pode causar sérios danos. Ele explica que, assim como na intoxicação, os sintomas variam de acordo com a droga da qual a pessoa é dependente. Segundo o médico, dependentes do álcool em um período de seis a 24 horas de abstinência, podem apresentar tremores, insônia, vômitos chegando em no máximo 72 horas a ter convulsões. Já usuários de cocaína têm grande compulsão para o uso, irritabilidade, depressão, alucinações, paranóia e risco de suicídio.



Mas como um psiquiatra deve agir diante de um paciente com emergência de uso de drogas? Algumas medidas simples são capazes de reduzir o quadro violento do paciente, como demonstrar confiança na sua melhora e fazer com que ele pense em outras coisas que não a droga. Encorajá-lo a se comunicar e ignorar comportamentos inadequados também são fundamentais. “Demostrar entender o sofrimento do paciente e não julgá-lo são armas eficazes na tentativa de estabelecer uma relação de confiança entre o psiquiatra e o paciente. A emergência é uma oportunidade de mantê-lo em tratamento constante, e longe das drogas”, concluiu.



(Agência Notisa – jornalismo científico - science journalism)


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)