Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dentista sómente é procurado quando doe o dente

Agência Notisa - 03 de dezembro de 2004 - 06:49

Pesquisa mostra que pacientes com menos anos de estudo só vão ao dentista quando o processo carioso já está bastante avançado, culminando com a dor e provável extração do dente. Dados encontrados são semelhantes aos de países indianos.

Impressa em embalagens de pasta de dente, a frase “visite seu dentista regularmente” parece não conseguir mudar antigos hábitos. Por isso, quatro instituições — Universidade do Sul de Santa Catarina, Associação Brasileira de Odontologia, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade de Londres — se uniram para revelar algo que há muito já se desconfiava: pessoas com baixa escolaridade só vão ao dentista em último caso: quando estão com dor de dente.

O estudo, publicado na Revista de Saúde Pública (Volume 38, nº3), objetivou conhecer a prevalência da dor de dente como motivo de consulta odontológica, em pacientes adultos. A pesquisa contou com 860 funcionários de uma cooperativa localizada em Santa Catarina, com idades entre 18 e 58 anos. Exames clínicos e entrevistas foram realizados e também se analisou a queixa de dor de dente como motivo de consulta odontológica — esse dado foi comparado com variáveis como condições socioeconômicas, escolaridade e acesso ao serviço odontológico.

Segundo os pesquisadores, pacientes que têm menos de oito anos de estudo, apresentam 15 ou mais dentes cariados ou que não tiveram acesso a serviço odontológico são os que mais procuram o dentista por causa da dor de dente. Esses fatores “indicam que dor, além de interferir na qualidade de vida das pessoas, é influenciada pelas condições sociais e de acesso a serviços odontológicos”, garante o estudo.

A pesquisa afirma que o número de dentes extraídos também esteve intimamente associado à dor de dente como motivo de consulta odontológica. Quem tem menos dentes — já tendo passado por várias experiências de extração dentária — não costuma ir ao dentista de forma preventiva. “Indivíduos com quatro a 15 dentes perdidos por cárie apresentaram 2,6 vezes mais chance de apresentar a dor de origem dental como motivo da última consulta”, aponta o texto.

Quase 20% dos entrevistados afirmaram que só visitam o dentista quando estão com dor de dentes, dado próximo ao de países como Sri Lanka — ilha ao sul do subcontinente indiano e que sabidamente possui graves problemas na assistência à saúde da população. O estudo observou que quanto maior a perda dental, maior a chance de a dor ter sido motivo da última consulta. “Visto que a perda dental expressou mais da metade do ataque de cárie, pode-se considerar, hipoteticamente, que o avanço da cárie causa dor e, como conseqüência, mutilação dental do indivíduo”, explicam os cientistas.


Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

SIGA-NOS NO Google News