Cassilândia, Quarta-feira, 26 de Abril de 2017

Últimas Notícias

03/12/2004 06:49

Dentista sómente é procurado quando doe o dente

Agência Notisa

Pesquisa mostra que pacientes com menos anos de estudo só vão ao dentista quando o processo carioso já está bastante avançado, culminando com a dor e provável extração do dente. Dados encontrados são semelhantes aos de países indianos.

Impressa em embalagens de pasta de dente, a frase “visite seu dentista regularmente” parece não conseguir mudar antigos hábitos. Por isso, quatro instituições — Universidade do Sul de Santa Catarina, Associação Brasileira de Odontologia, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade de Londres — se uniram para revelar algo que há muito já se desconfiava: pessoas com baixa escolaridade só vão ao dentista em último caso: quando estão com dor de dente.

O estudo, publicado na Revista de Saúde Pública (Volume 38, nº3), objetivou conhecer a prevalência da dor de dente como motivo de consulta odontológica, em pacientes adultos. A pesquisa contou com 860 funcionários de uma cooperativa localizada em Santa Catarina, com idades entre 18 e 58 anos. Exames clínicos e entrevistas foram realizados e também se analisou a queixa de dor de dente como motivo de consulta odontológica — esse dado foi comparado com variáveis como condições socioeconômicas, escolaridade e acesso ao serviço odontológico.

Segundo os pesquisadores, pacientes que têm menos de oito anos de estudo, apresentam 15 ou mais dentes cariados ou que não tiveram acesso a serviço odontológico são os que mais procuram o dentista por causa da dor de dente. Esses fatores “indicam que dor, além de interferir na qualidade de vida das pessoas, é influenciada pelas condições sociais e de acesso a serviços odontológicos”, garante o estudo.

A pesquisa afirma que o número de dentes extraídos também esteve intimamente associado à dor de dente como motivo de consulta odontológica. Quem tem menos dentes — já tendo passado por várias experiências de extração dentária — não costuma ir ao dentista de forma preventiva. “Indivíduos com quatro a 15 dentes perdidos por cárie apresentaram 2,6 vezes mais chance de apresentar a dor de origem dental como motivo da última consulta”, aponta o texto.

Quase 20% dos entrevistados afirmaram que só visitam o dentista quando estão com dor de dentes, dado próximo ao de países como Sri Lanka — ilha ao sul do subcontinente indiano e que sabidamente possui graves problemas na assistência à saúde da população. O estudo observou que quanto maior a perda dental, maior a chance de a dor ter sido motivo da última consulta. “Visto que a perda dental expressou mais da metade do ataque de cárie, pode-se considerar, hipoteticamente, que o avanço da cárie causa dor e, como conseqüência, mutilação dental do indivíduo”, explicam os cientistas.


Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 26 de Abril de 2017
Terça, 25 de Abril de 2017
Segunda, 24 de Abril de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)