Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dengue:Beber muito líquido ajuda no tratamento da doença

Agência do Rádio - 29 de outubro de 2009 - 07:04

Pacientes com dengue devem tomar muito líquido, inclusive soro caseiro, para ajudar no tratamento da doença. O uso de remédios deve ser feito apenas se for prescrito pelo médico, pois só ele pode dizer qual medicamento deve ser usado e por quanto tempo deve ser tomado. O alerta vem do coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho.


"O médico vai avaliar se o paciente deve retornar para casa e continuar a hidratação. Ou se ele precisa ficar internado para ser hidratado de forma mais rigorosa."

Existem três tipos de vírus da dengue no Brasil. Por isso, quem já pegou a doença uma vez não deve diminuir os cuidados de eliminar os focos do mosquito Aedes aegipty. Isso porque é possível adoecer novamente, como explica o coordenador do programa de controle da dengue.


"Quando uma pessoa pega uma dengue causada pelo vírus do tipo um, ele adoece, obviamente, e cria imunidade para esse sorotipo dengue um. Ou seja, ele vai ficar imunizado para dengue tipo um o resto da vida, mas ainda vai estar suscetível para adoecer de dengue dois e dengue três".

Se a pessoa voltar a sentir os sintomas da dengue deve procurar atendimento médico imediatamente. A medida é necessária para evitar a dengue hemorrágica, que pode levar à morte em até vinte e quatro horas. Mas se o paciente seguir as recomendações médicas, não corre o risco de morrer, tranquiliza Giovanini Coelho.


"Após ele se recuperar, seja de dengue clássica ou hemorrágica, ele fica obviamente debilitado, porque é uma doença debilitante, mas em seguida ele se recupera e tem uma vida normal".

Ainda não existe uma vacina contra a dengue. Mas uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz e um laboratório inglês, anunciada em setembro, pode resolver o problema nos próximos anos.

Reportagem, Alan Borges







SIGA-NOS NO Google News