Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dengue tipo 4: Sorotipo já circula em países vizinhos

Agência do Rádio - 04 de dezembro de 2007 - 07:14

O mosquito da dengue é um só, mas existem quatro tipos de vírus da doença: o DEN 1, DEN 2, DEN 3 e DEN 4. No Brasil, hoje, circulam os três primeiros tipos, sendo que 80% dos casos são de dengue tipo 3. O Ministério da Saúde está preocupado com a entrada no Brasil do sorotipo 4, que já está circulando em países vizinhos como Colômbia e Venezuela. É o que explica o secretário de Vigilância e Saúde Gerson Penna.

"Nos países do mundo, as pessoas têm o direito de ir e vir. O que leva muitas vezes uma doença de um lugar para outro que não tem são as viagens das próprias pessoas. O Brasil tem uma relação turística com a Venezuela bastante grande. Então, o Brasil tem que torcer e se preparar para não entrar o DEN 4. Mas se entrar, todas as medidas que foram tomadas para DEN 1, DEN 2 e DEN 3 vão ser impulsionadas para que a gente tenha o menor dano possível para população."

Quando alguém é infectado por um dos sorotipos da doença, essa pessoa se torna imune a esse mesmo sorotipo. Por exemplo, quem já teve dengue tipo 3 se torna imune ao DEN 3. É por isso que a entrada do DEN 4 pode ser muito perigosa, já que esse tipo ainda não existe no País e ninguém possui imunidade contra ele.

De Brasília, Marcelo Brito

SIGA-NOS NO Google News