Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dengue tipo 4 está perto de MS e saúde não está preparada

Campo Grande News/ Fernando da Mata - 10 de fevereiro de 2012 - 19:40

O vírus tipo quatro da dengue está cada vez mais próximo de Mato Grosso do Sul. Se ele chegar, o estado pode enfrentar uma epidemia grande e o sistema de saúde não dar conta, segundo a titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Beatriz Dobashi.

“Estamos circundados pelo vírus quatro. Então, se o vírus quatro entrar aqui e nós tivermos com o índice alto de infestação do Aedes aegypti, vai ter uma epidemia muito grande e os serviços de saúde não vão dar conta”, afirmou Dobashi durante reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite Estadual) com os secretários municipais de saúde, na tarde desta sexta-feira (10).

O tipo quatro da doença foi registrado em todos os estados que fazem divisa com Mato Grosso do Sul (Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná), além da Bolívia, país vizinho. Por isso, a secretária de saúde destacou que Mato Grosso do Sul está ‘cercado’.

Dobashi ressaltou ainda que o órgão atua o ano inteiro na luta contra a dengue, independente de epidemia. Porém, alertou para o fato de várias áreas estarem com índice alto de infestação do mosquito da dengue.

Sobre medidas para conter a entrada do vírus quatro, o coordenador de vetores da SES, Aldecir Dutra, garantiu que todos os municípios fronteiriços têm técnicos atuando para impedir que isso aconteça.

Para o infectologista Rivaldo Venâncio, é questão de dias, semanas ou meses para o tipo quatro chegar em Mato Grosso do Sul. “Não tem como impedir”, lamentou.

Sobre as medidas preventivas adotadas, Venâncio disse que isso ajuda, mas não é 100% eficaz. “É uma doença que a pessoa pode vir com ela encubada de outro lugar. Aí chega no estado sem sentir nada, depois sente febre e depois se diagnostica o vírus. Nesse período, pode haver contaminação, pois um mosquito pode picar a pessoa e espalhar o vírus”, justificou o infectologista.

Casos de dengue - Nas primeiras cinco semanas de 2012, foram registrados 1.473 casos de dengue em Mato Grosso do Sul, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. No mesmo período de 2011, 2.722 pessoas contraíram a doença.

Três Lagoas é o município do estado com a mais alta incidência de casos para cada 100 mil habitantes. O número é de 597,30, de acordo com a SES.

SIGA-NOS NO Google News