Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dengue que ataca sistema neurológico faz vítimas em MS

Ângela Kempfer/Campo Grande News - 28 de janeiro de 2008 - 10:06

A forma heomorrágica já não é a única complicação da dengue resgitrada em Mato Grosso do Sul. No ano passado dez pessoas apresentaram sintomas da dengue neurológia, que provoca dificuldades para andar e comer, paralisia no rosto e nas pernas, convulsões, mudanças de comportamento. Os casos foram confirmados pelo Minstério da Saúde, e divulgados hoje (28) pelo jornal o Estado de São Paulo.

Ao Campo Grande News o infectologista Rivaldo Venâncio confirmou mais esse agravante nas estatísticas referentes ao Estado. “É grave, pode matar, mas normalmente a dengue neurológica tem regressão espontânea, sem deixar sequelas,” diz o especialista.

Conforme reportagem do Estado de São Paulo, a região Centro-Oeste foi a que teve mais alta incidência do problema em 2007. Goiás registrou cinco pacientes com os sintomas no ano passado e 17 em 2006.

As complicações podem surgir com um quadro de dengue clássica ou hemorrágica. Ou seja, além dos sintomas conhecidos, como febre, dor no corpo, surgem os problemas neurológicos. Segundo especialistas, os quadros podem ter relação com uma resposta exacerbada do sistema de defesa do organismo. Em alguns casos, os sintomas aparecem quando o paciente está melhorando.

SIGA-NOS NO Google News