Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dengue - O combate à doença deve ser diário

Agência do Rádio - 13 de novembro de 2006 - 06:37

Sábado é o Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue. Realizada há mais de cinco anos, a data lembra à população a importância do controle da doença. O tema deste ano é "Não esqueça. A dengue se combate todo dia". De janeiro a setembro deste ano, a doença matou 61 pessoas no Brasil e, no mesmo período, foram notificados 279 mil casos. A grande preocupação do Ministério da Saúde é que a população brasileira seja conscientizada de que o problema não deve ser combatido apenas nos períodos de chuva ou de verão, mas sim durante o ano inteiro. Por isso, o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho, pede que a população seja uma aliada.

"Nós devemos incorporar na nossa rotina essas ações de prevenção contra o mosquito da dengue. Pelo menos, uma vez por semana fazer uma inspeção rotineira de sua casa. Por exemplo, na caixa d´água, vedando-a, na calha, desobstruindo a calha que acumula água, colocando areia no vasinho de planta, não colando lixo em terreno baldio, tampando o reservatório de lixo de sua casa."

Os sintomas da dengue são febre, dores nas articulações e ao redor dos olhos e manchas avermelhadas pelo corpo. Em caso de suspeita, procure o posto de saúde mais próximo e solicite um exame gratuito. Outras informações no Disque-Saúde: 0800 61 1997. Todo dia é dia de acabar com a dengue.

De Brasília, Eline Santos

SIGA-NOS NO Google News