Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/02/2007 13:38

Dengue: MS já registra mais de 20 mil casos

Já passam de vinte mil os casos de dengue em Mato Grosso do Sul. Segundo Gilmar Cipriano Ribeiro, da Regional da Secretaria de Saúde, até a manhã de ontem, eram 20.311, com um total de hemorrágicos e duas mortes.

A capital responde por quase 70% das notificações, com 14.081. Em Aquidauana, onde ocorreu o primeiro óbito por febre hemorrágico, são 1.104 e Coxim, 813. Dourados é o quarto no ranking, passando de 591 para com 638 casos em dois dias; conforme adiantou O PROGRESSO na edição de ontem.

O Estado deve enfrentar pelo menos mais dois meses de epidemia até abril, quando deve cair a temperatura e diminuir as chuvas. Até lá, forças-tarefas apoiadas pelo Exército vão intensificar as visitas domiciliares. É o corpo-a-corpo, para orientar e chamar a população a colaborar, explicou ao O PROGRESSO o capitão Silveira, durante evento que reuniu ontem no cine Ouro Branco mais de 400 integrantes da força-tarefa.

A missão é conter a expansão da nova onda da epidemia, que iniciou no primeiro semestre do ano passado.

A Saúde também se adequou ao período epidêmico e ajusta o atendimento que vai considerar toda pessoa com sintomas típicos como um paciente de dengue. A medida adotada pelo Ministério da Saúde em tempos de epidemia visa eliminar a "burocracia" e evitar mortes.

Durante a capacitação dos integrantes do "esquadrão" contra a dengue, o infectologista e professor da UFMS, Rivaldo Venâncio, lembrou mais uma vez que não se trata de uma doença benigna, como muitos imaginam. O médico alerta que na capital e interior, o vírus III já provocou complicações, como a dengue neurológica, encefalites e miocardites, que matam.

O superintendente estadual de Vigilância em Saúde e membro do Comitê Nacional, Eugênio Barros, que entregou oficialmente ontem dois veículos para a pulverização, disse que o objetivo agora é trabalhar para reduzir a infestação do mosquito e estancar a epidemia da doença, que também vem onerando os cofres públicos.

O secretário de Saúde, João Paulo Barcellos Esteves, falou à platéia que lotou o cinema ontem que vai ser preciso deixar de lado as ideologias e divergências "para vencer esta guerra". O prefeito Laerte Tetila enfatizou que a tarefa é árdua e requer a participação de todos. Ele assegura que o município vai dar exemplo, fazendo sua parte. No entanto, acrescentou que só de terrenos públicos são mais de 100, entre escolas, postos e outros; além de 62 mil domicílios, isto sem contar os oito distritos, aldeias, assentamentos e a zona rural. "Esta é uma luta suprapartidária, que requer o esforço de todos por Dourados", arrematou o vice-presidente da Câmara, o vereador e médico Eduardo Marcondes.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)