Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dengue: Mais de 150 mortes foram causadas pela doença

Agência do Rádio - 18 de fevereiro de 2008 - 07:42

Cento e cinqüenta e oito pessoas morreram de dengue hemorrágica, a forma mais grave da doença, no ano de 2007, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, foram registrados cerca de 1,5 mil casos no País. Os estados com maior concentração de dengue hemorrágica foram Ceará, Rio de Janeiro, Maranhão, Pernambuco, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Piauí, Goiás, Alagoas, Pará e Rio Grande do Norte. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, enfatiza a importância do diagnóstico precoce para impedir as mortes causadas pela doença.


"A dengue é uma doença séria. O estágio mais avançado dela, a febre hemorrágica, pode levar uma pessoa à morte. Nós temos como evitar isso. Desde outubro, estamos reforçando a importância do diagnóstico precoce da dengue hemorrágica. Com o conhecimento que temos, quando um caso é identificado a tempo e bem acompanhado, podemos reduzir praticamente a zero a mortalidade por dengue".

O período de janeiro a maio costuma ser decisivo com relação à dengue. Por causa do grande volume de chuva e das altas temperaturas, o mosquito transmissor da doença encontra condições ideais para se reproduzir. Em 2007, 79% dos casos suspeitos de dengue hemorrágica foram notificados durante esse período.

De Brasília, Marcelo Brito

SIGA-NOS NO Google News