Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dengue: aumento do número de casos e mortes preocupa

Agência do Rádio - 23 de novembro de 2007 - 07:49

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, está preocupado com a dengue no Brasil. O número de casos da doença tem crescido nos últimos anos e o mais grave: muitas pessoas continuam morrendo de dengue no País. Somente neste ano já foram mais de 120, número muito acima de qualquer referência internacional. Para o ministro, é preciso uma postura obsessiva por parte da sociedade no combate à doença.

"A primeira coisa que nós temos que fazer é colocar a dengue na nossa agenda de maneira permanente. Eu diria até mais do que permanente, nós temos que ter uma postura obsessiva com relação ao combate à dengue."

O ministro alerta ainda aos cidadãos quanto aos primeiros sintomas da doença.

"E para os cidadãos que, aos primeiros sintomas da doença, não a classifiquem como uma gripe forte. Saiam de casa e procurem o serviço de saúde imediatamente. Acho que se nós conseguirmos aumentar o grau de consciência, informação e educação da população, o grau de mobilização, a mídia prestando um grande serviço à população e os profissionais de saúde estarem muito antenados e ligados na possibilidade de formas graves, nós poderemos, no ano que vem, estar comemorando uma redução tanto no número de casos como no número de óbitos."
A dengue possui sintomas específicos e, muitas vezes, parecidos com os da gripe. Por isso, ao sentir dor nos olhos, cansaço extremo, fraqueza muscular, insônia, náuseas ou perda de apetite, é fundamental procurar um centro de saúde o quanto antes.

De Brasília, Marcelo Brito



SIGA-NOS NO Google News