Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Denatran dá inicío a curso de capacitação

Assessoria - 05 de abril de 2004 - 15:33

O Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, está implementando o Curso Técnico Básico de Trânsito - CTBT, que tem por objetivo capacitar/atualizar os profissionais que atuam nos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito – SNT, independentemente de sua área de atuação.

O CTBT é parte do PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DAS CIDADES, previsto na POLÍTICA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO, e instituído por este Ministério visando o fortalecimento da capacidade técnica e institucional e a gestão democrática das cidades.

O conteúdo do CTBT abrangerá os aspectos institucionais e legais, a engenharia, a operação, a fiscalização e a educação para o trânsito e será distribuído em cinco módulos, cada qual com duração de 8 horas, totalizando 40 horas/aulas, distribuídos em turmas com no máximo 50 alunos, propiciando a cada participante uma visão abrangente da gestão do trânsito, tendo como princípios à difusão de valores fundamentais a vida e a construção da cidadania.

Os cursos serão inteiramente gratuitos, incluindo-se o material didático, cabendo aos órgãos e entidades do SNT, como contrapartida, a viabilização das despesas de transporte e estada para seus técnicos.

Considerando-se a necessidade de atendimento a todos os órgãos e entidades do SNT, ficou estabelecido que os cursos realizar-se-ão nas capitais, com exceção das unidades de federação onde se observa uma quantidade expressiva de municípios integrados ao SNT, sendo, neste caso, localizados regionalmente, de acordo com a quantidade de municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito. Foram estabelecidos limites de vagas proporcionais às características de cada órgão.

A primeira turma terá inicio em 26 de abril de 2004 e a cidade sede será Goiânia. A partir do primeiro, serão realizados cursos mensalmente até dezembro de 2004, conforme programação abaixo.

As inscrições estarão abertas via e-mail, fax ou correio a partir do dia 22 de março de 2004 para a cidade de Goiânia, devendo as demais cidades observar o cronograma. As inscrições enviadas por correio deverão conter a data da postagem.

Em MS Campo Grande MS de 21 a 25/06 e 17/05 à 03/06


- Site: www.denatran.gov.br

- Fax: (61) 429 9196

- E-mail: [email protected]

- Endereço: Esplanada dos Ministérios Ministério da Justiça Bloco “T” Anexo II 5ª Andar Sala 515 – DENATRAN/CGQFHT - Coordenação de Capacitação CTBT Cep: 70.064.900 – Brasília/DF

Maiores esclarecimentos poderão ser obtidos na Coordenação- Geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito – CGQFHT na área de Coordenação de Capacitação CTBT com Francis Almeida, Marcela Estrela ou Maria José Melão, através dos telefones (61) 429 3993, (61) 429 3526 e (61) 429 9195, respectivamente, ou (61) 429 3449.

SIGA-NOS NO Google News