Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Demóstenes Torres diz que Senado "pegou carona na onda errada" sobre plebiscito do desarmamento

Marcos Chagas, Agência Brasil - 12 de abril de 2011 - 17:42

Brasília - O líder do DEM, Demóstenes Torres (GO), afirmou hoje (13) que ao decidir fazer um plebiscito para que a população decida sobre a proibição do comércio de armas no país, o Senado \"pegou carona na onda errada\". Para ele, a iniciativa dos líderes em reunião com o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), foi equivocada e prejudica os \"cidadãos de bem\" que, em 2005, optaram em referendo manter o comércio de armamentos e munições, mesmo que com uso restrito.

Para o parlamentar, mais eficiente seria Legislativo e governo discutirem medidas efetivas e pontuais como o aumento de efetivo de segurança nas escolas. \"As escolas são assediadas todos os dias por pedófilos, traficantes e outros marginais. O aumento da segurança seria uma boa medida\".

\"Se as armas foram adquiridas de forma legal tem que desarmar os bandidos e não os cidadãos de bem\", afirmou Demóstenes. Ele não participou da reunião de líderes quando foi decidido dar andamento a um projeto de decreto legislativo que prevê a realização de um plebiscito no primeiro domingo de outubro (2).

Demóstenes Torres acrescentou que, por se tratar de plebiscito, ao contrário de um referendo caberá ao Congresso a palavra final sobre a proibição total ou não do comércio de armamentos. Ele acrescentou que atualmente o Brasil tem uma legislação das mais rigorosas do mundo para a obtenção de porte de armas.

A discussão veio à tona depois da tragédia na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro, onde um atirador matou doze estudantes, na semana passada.

Edição: Talita Cavalcante

SIGA-NOS NO Google News