Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Demissão: tragédia ou oportunidade?

Portal Segs - 29 de janeiro de 2016 - 14:00

O processo de demissão pode causar várias percepções, refletir sobre elas nos possibilita um aumento de consciência para superarmos o desafio.

Uma demissão pode ocorrer por quê?

1) Falta de "skills", competências para o cargo.

2) Redução de quadro

3) Zona de conforto

4) Resistência à mudança

5) Egocentrismo

6) Absenteísmo

7) Falta de habilidade para a gestão de conflitos

8) O Pessimista

9) Falta de habilidade para se comunicar

10) Falta de habilidade para trabalhar com o time

11) Desvio comportamental e emocional

12) Falta de posicionamento

13) Fisiologia apatia e fadiga constante

Seja qual for o motivo da demissão, todos os levarão a um comprometimento da certeza do nosso "EU INTERIOR", trabalhar a auto-estimar e autoconfiança se torna imprescindível para recomposição dos nossos traços emocionais.

Entender o que aconteceu para corrigir a rota é importante, porém somatizar erros e potencializá-los não é bom, pode causar depressão, angústia, reatividade e até atestado de incompetência.

Nossas emoções comandam nossos comportamentos.

O que torna algumas pessoas mais bem-sucedidas do que outras no trabalho e na vida? QI e ética são importantes, mas não é tudo. Nossa inteligência emocional - o modo como gerenciamos as emoções, tanto as nossas como as dos outros - pode ter um papel crítico para determinar nossa felicidade e nosso sucesso.

"Quem tem inteligência emocional geralmente é confiante, sabe trabalhar na direção de suas metas, é adaptável e flexível. Você se recupera rapidamente do estresse e é resistente", disse ao
Huffington Post o psicólogo Daniel Goleman, autor de "Focus: The Hidden Driver ofExcellence" ["Foco: O Motor Oculto da Excelência"]. "A vida corre muito mais suavemente se você tiver boa inteligência emocional."

Portanto, trabalhar, criar uma estratégia, desenvolver Inteligência

Emocional nesta fase é muito importante para fortalecer e intensificar nossas forças e neutralizar nossas fraquezas.

Portanto, uma demissão,na maioria das vezes é uma oportunidade de se desenvolver, de ter a oportunidade de criar um novo rótulo, de fazer novos relacionamentos, de fazer "upgrade" na carreira, de fazer o hoje melhor que o ontem.

Qual foi seu melhor trabalho? Ou qual é o melhor trabalho para você? Pense, Pense .....

Aquele que o faz feliz, que permite que você tenha uma vida pessoal, aquele onde você possa contribuir, ser ouvido, ter saúde, e, principalmente, aquele que permita que você viva sua missão.

Hoje as empresas contratam pelas competências e demitem por comportamentos, pense nisto!

Sobre Andrea Deis:

Master Coach com mais de 15.000hs de voô, Pedagoga, Palestrante, Orientadora Vocacional, Gestora Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Atuando ativamente na construção de carreiras e consultoria estratégica, tática e operacional.

SIGA-NOS NO Google News