Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Delúbio não comenta afirmação de Lula de que foi traído

Inara Silva / Campo Grande News - 18 de agosto de 2005 - 14:11

O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, em depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Mensalão, desconversou quando parlamentares perguntaram o que ele tinha a dizer sobre as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No último discurso em cadeia nacional de rádio e TV, o presidente disse que se sentia traído como todo o povo brasileiro. Ao ser questionado se seria um dos traidores de Lula, Delúbio não respondeu.
O ex-tesoureiro reiterou elogios a Lula e ao PT e disse que não iria delatar ninguém, que não tem mais nada a dizer na CPI e que é a Justiça que vai decidir sobre os culpados pelos fatos.
O ex-tesoureiro do PT disse que o partido nunca "lavou dinheiro". Ele também negou que o partido tenha mandado dinheiro para fora do país. O depoente afirmou que não orientou os depósitos feitos por Marcos Valério no exterior para pagamentos de credores do PT e que soube dessas informações pelo depoimento do publicitário Duda Mendonça na CPI dos Correios, quando este disse que Marcos Valério o orientou a abrir conta no paraíso fiscal das Bahamas para poder receber parte do dinheiro que o PT lhe devia.
Delúbio disse que não esteve dez vezes em Portugal, como foi noticiado, mas apenas uma, e entregou à CPI seu passaporte. Informou ainda que conhece outros países da Europa e da África, além de Cuba - o primeiro país que visitou.
Delúbio contou também que conheceu Waldomiro Diniz - o ex-assessor parlamentar da Casa Civil flagrado pedindo propina ao empresário de jogos Carlinhos Cachoeira - quando Diniz ainda era assessor do então governador do Distrito Federal Cristovam Buarque, hoje senador pelo PT. Ele negou, no entanto, conhecer o doleiro Toninho da Barcelona, que depôs na CPI dos Correios e acusou autoridades e pessoas do PT de terem contas ilegais no exterior.
Durante depoimento ocorreu tumulto e o presidente da CPI, senador Amir Lando (PMDB-RO), suspendeu a reunião por alguns minutos. O tumulto ocorreu quando parlamentares protestavam e falavam ao mesmo tempo, pedindo para o PT pedir desculpas ao país. As informações são da Agência Câmara.

SIGA-NOS NO Google News