Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Delegação reclama de veto a cavalo de atleta de MS

Aline Santos/Campo Grande News - 12 de agosto de 2008 - 07:56

A delegação brasileira de hipismo se disse surpresa com a decisão da comissão veterinária e do júri de campo dos Jogos Olímpicos de Pequim, que vetou ontem o cavalo Nilo V.O, montaria do atleta sul-mato-grossense Rogério Clementino. O cavaleiro, natural de Ivinhema e criado em Tacuru, foi medalha de bronze no Pan do Rio de Janeiro.

“Foi um baque terrível. Rogério é uma pessoa querida e todos estão muito tristes. O cavalo realmente não havia se apresentado bem na inspeção de domingo e seria reavaliado hoje. Hoje ele estava muito melhor e tinha condições de competir”, lamentou em nota o chefe da delegação brasileira de hipismo, coronel Salin Nigri.

Conforme o site do Estadão, os juízes alegaram que o animal apresentou um trote irregular. A decisão é irreversível em função das regras da modalidade. Com o desfalque o Brasil só competirá individualmente com os conjuntos Luiza Almeida/Samba e Leandro Aparecido/Oceano do Top.

O cavalo de Rogério é um puro sangue lusitano. A avaliação pela qual passou Nilo é rigorosa, porque tem o objetivo de resguardar a sanidade e o bem estar dos animais, explica a delegação, em nota enviada à imprensa.

"A decisão do júri surpreendeu não só a nós brasileiros, mas também a outras delegações. Ninguém esperava que o Nilo fosse reprovado", comentou o veterinário da equipe hípica nacional, Thomas Wolff .

O País competiria pela primeira vez por equipes em olimpíadas no Adestramento. Com a baixa de Rogério Clementino, o Brasil irá igualar sua participação com as de Munique 1972 e Sydney 2000.

Na última sexta-feira (08/08), a égua Butterfly, montaria do cavaleiro Fabrício Salgado, também não havia passado na inspeção veterinária do Concurso Completo de Equitação.


SIGA-NOS NO Google News