Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/03/2005 07:42

Delcidio vai cobrar indenização da CESP para o Bolsão

Cadú Bortolotto

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) vai se reunir na primeira semana de abril com a diretoria da Companhia Energética de São Paulo-CESP, para cobrar ações e investimentos que a empresa se comprometeu a fazer no Bolsão e até agora não foram concluídos.Neste final de semana, o senador se reuniu, na Câmara de Três Lagoas, com prefeitos, vereadores e lideranças empresariais e comunitárias de cinco municípios da região – Três Lagoas, Bataguassu, Água Clara, Brasilândia e Santa Rita do Pardo – e ouviu inúmeros pedidos para que intercedesse junto a CESP no sentido de garantir o cumprimento do termo de ajustamento de conduta firmado pela empresa com o governo do estado e as prefeituras, para que Mato Grosso do Sul fosse indenizado pela formação do lago da Usina de Porto Primavera, que cobriu uma extensa área na divisa com São Paulo.

- A CESP construiu casas para abrigar moradores da região ribeirinha, destinou recursos para a pavimentação de estradas e a construção de escolas, mas ainda existem pendências que vão ser resolvidas através de uma negociação com a empresa. Tenho uma relação de amizade com o Secretário de Energia de São Paulo, Mauro Arce, que foi meu colega de trabalho no setor elétrico, e ele, com certeza, como administrador sensível que é, vai atender as reivindicações dos municípios impactados pela usina – afirmou Delcídio.

Na reuniu da Câmara ficou acertado que os prefeitos vão elaborar, até o final do mês, um relatório com todas as pendências relacionadas à CESP, entre elas a construção de um porto no Rio Paraná para atender Três Lagoas, a pavimentação da rodovia MS-395, a cessão de argila para os oleiros de Brasilândia e a construção de áreas de lazer em vários municípios. As reivindicações serão apresentadas ao secretário Mauro Arce e à diretoria da empresa, em reunião que está sendo agendada pelo senador em São Paulo, e contará com a participação também dos prefeitos e do deputado estadual Akira Otsubo (PTB), que acompanha as negociações com a CESP desde que Porto Primavera começou a ser construída.



DESENVLVIMENTO



Delcídio foi a Três Lagoas prestar contas de seu mandato e discutir com os prefeitos e lideranças do Bolsão alternativas para o desenvolvimento da região. Ele revelou que o governador Zeca do PT está negociando com a direção da International Paper – uma das maiores multinacionais do setor de papel e celulose do mundo – a instalação de uma unidade de produção no município. A fábrica está sendo disputada , também, pelo governo da Rússia .

- Vai ser uma batalha dura, mas eu acredito que sairemos vitoriosos porque podemos oferecer condições bastante atraentes. Três Lagoas é uma das cidades que mais cresce em Mato Grosso do Sul, está localizada no centro de uma região estratégica, cortada pelo Rio Paraná e por várias estradas que interligam o Sudeste e o Centro-Oeste, tem a ferrovia e energia em abundância, inclusive com a geração proporcionada pela termelétrica. Na primeira quinzena de maio, dando seqüência às negociações, o governador vai se reunir com a diretoria da International Paper em Nova York e, com certeza, vai convencê-la que Três Lagoas é a melhor alternativa. – acredita o senador.









Na reunião, Delcídio falou também sobre os investimentos que os governos do estado e federal estão fazendo na região, entre eles o programa de asfaltamento em parceria com a Petrobrás, que vai pavimentar , em média, 2 km de ruas e avenidas em praticamente todos os municípios, a recuperação da BR 262, que já está pronta no trecho Campo grande / Água Clara, e a pavimentação da BR 158, objeto de uma emenda parlamentar feita pelo senador Ramez Tebet no Orçamento da União, que recebeu o apoio de toda bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional.Para este ano, Delcídio conseguiu incluir no Orçamento R$ 2,5 milhões em emendas para implantar infra-estrutura urbana , principalmente saneamento básico, em vários municípios do Bolsão.



IPEMAT

Delcidio comunicou aos prefeitos que a Comissão Interministerial que analisa o pedido feito pelo governador Zeca do PT e a bancada para que o governo federal indenize Mato Grosso do Sul pelo pagamento dos aposentados e pensionistas do extinto Instituto de Previdência de Mato Grosso – IPEMAT, concluiu sexta-feira o relatório e não colocou nenhum obstáculo para que o estado receba a indenização.

- Agora vem a fase dos votos individuais de cada um dos representantes na Comissão (Ministérios da Fazenda, Previdência e Planejamento, entre outros) e eu acredito que este caso estará resolvido ,no máximo, em dois meses. Pleiteamos R$ 600 milhões que, vão servir para abater parte da dívida que o estado tem com a União e realizar investimentos em infra-estrutura , de que tanto precisamos.Esses recursos vão dar ao governador Zeca segurança para concluir, com absoluta tranqüilidade, os últimos dois anos de mandato – disse o senador.



TÍTULO

Na noite de sexta-feira, a Câmara Municipal de Três Lagoas promoveu uma sessão solene para entregar a Delcídio o título de Cidadão Três Lagoense, uma iniciativa do vereador Waldir Tosta (PT) , acolhida , por unanimidade, pelos demais parlamentares. O senador foi saudado pela prefeita Simone Tebet (PMDB) e o presidente da Câmara, José Guerra. Ambos ressaltaram os serviços prestados por Delcídio ao município, desde que ele era Diretor de Gás da Petrobrás e integrou a equipe que idealizou e executou o gasoduto Bolívia / Brasil, que corta Mato Grosso do Sul de leste a oeste, trazendo o gás natural para gerar energia elétrica, movimentar veículos e as caldeiras das indústrias, além de servir, em breve, também para o uso doméstico.

Bastante emocionado – chegou a chorar em vários trechos do discurso – Delcídio destacou que o título aumenta ainda mais sua responsabilidade na defesa dos interesses de Três Lagoas.

- Quem acompanha minha trajetória política e profissional sabe que eu luto, há muitos anos, para promover o desenvolvimento de todo Mato Grosso do Sul. Por seu perfil pujante e empreendedor, tenho um carinho especial por essa cidade. Podem ter a certeza que, agora,Três Lagoas tem dois representantes no Senado Federal, o senador Ramez Tebet, um de seus filhos mais ilustres, por quem nutro carinho, respeito e uma admiração especial, e este filho adotivo, que vai continuar lutando, com garra ainda maior, na defesa dos interesses da nossa terra e da nossa gente – concluiu Delcídio.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)