Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Delcídio teve reunião com prefeitos da Região Norte

Cadú Bortolotto - 07 de março de 2005 - 09:21

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) se reuniu neste final de semana, na Câmara de Vereadores de Rio Verde, com 9 prefeitos dos municípios da Região Norte de Mato Grosso do Sul. Na pauta, os investimentos dos governos federal e estadual e projetos de desenvolvimento, como o Gasoduto da Unificação-GASUN e o pólo cerâmico, que será implementado a partir da chegada do gás natural à região.

A maior reivindicação dos prefeitos é a recuperação da BR-163, que corta a maioria dos municípios e ficou conhecida como a “Rodovia da Morte”, recordista em acidentes com vítimas fatais em Mato Grosso do Sul, por causa do tráfego intenso e das precárias condições da pista. Somente nos dois primeiros meses deste ano 12 pessoas morreram no trecho que liga Campo Grande a Sonora, na divisa com Mato Grosso. O temor dos prefeitos era de que os cortes no Orçamento Geral da União, anunciados semana passada pelo governo, prejudicassem os investimentos na BR-163.

Delcídio tranqüilizou os prefeitos ao explicar que os recursos para recuperação da rodovia – R$ 77 milhões - vêm do Programa CREMA, do Ministério dos Transportes, financiado pelo Banco Mundial, e já estão garantidos, não existindo qualquer possibilidade de corte.Ele explicou que até o mês de junho, com o dinheiro que já está em caixa, o DNIT estará realizando uma operação tapa-buracos nos pontos mais críticos. No segundo semestre começam as obras maiores, com a construção da terceira pista nos trechos mais movimentados, a implantação de acostamento, além de sinalização vertical e horizontal, que vão garantir mais segurança aos motoristas.

O prefeito de Coxim, Moacir Kohl, presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento-COREDES da Região Norte, pediu a Delcídio que o DNIT incluísse no projeto de recuperação da BR-163 a reordenação dos acessos aos municípios, que têm prejudicado bastante a população local, especialmente em Jaraguari, Rio Verde, São Gabriel do Oeste, Coxim e Sonora. O senador se comprometeu a conversar esta semana com o diretor do DNIT em Mato Grosso do Sul, Marcelo Miranda, para levar a reivindicação dos prefeitos.

Outro pedido feito pelos prefeitos foi a conclusão do asfaltamento da MS-306, que corta os municípios de Chapadão e Costa Rica e é fundamental para o escoamento da produção agropecuária dos municípios que fazem divisa com Goiás. O governo do estado pavimentou 62 km da rodovia, garantindo acesso asfaltado as duas cidades. Falta apenas um trecho de 56 km, entre Costa Rica e a divisa com Goiás. O diretor da AGESUL, Carlos Longo, também presente ao encontro, revelou que está negociando com o governo de Mato Grosso uma parceria onde o poder público e os produtores rurais do estado vizinho investiriam, junto com Mato Grosso do Sul, na conclusão da pavimentação da MS-306. Ele disse que o governo e os empresários de Mato Grosso têm interesse na obra, porque a estrada encurta a distância entre as regiões produtoras de grãos e os portos de Santos e Paranaguá.

SIGA-NOS NO Google News