Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Delcídio quer mudança de horário em MS sem plebiscito

Paulo Fernandes - Campo Grande News - 23 de julho de 2008 - 10:42

Autor de um projeto de mudança do fuso horário de Mato Grosso do Sul, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) afirmou nesta quarta-feira que discorda do senador Valter Pereira (PMDB-MS) sobre a necessidade de se fazer um plebiscito sobre o tema. Para Delcídio, o critério de mudança deve ser estritamente técnico. “Isso é atribuição do Congresso”, afirmou em entrevista à FM UCDB.

Valter Pereira e Delcídio querem igualar o horário de Mato Grosso do Sul ao de Brasília (DF) e ambos têm projetos tramitando no Congresso Nacional que prevêem essa mudança. A diferença é que a proposta do senador Valter Pereira pede consulta popular através de um plebiscito. O projeto do senador Delcídio do Amaral leva também a assinatura do senador Jayme Campos (DEM-MT).

Delcídio lembrou que Acre e o Oeste do Pará tiveram os horários adiantados. Ele foi o relator do projeto que alterou o fuso horário do Acre. “O Oeste do Pará está alinhado com Mato Grosso do Sul”, defende o senador. “Eles aceitaram muito bem essa mudança” acrescenta.

O senador admitiu ainda que estão em jogo interesses do comércio e de emissoras de televisão. “Todas as mudanças (de horário) no mundo foram pautadas por interesses comerciais”, afirma.

Mas o parlamentar sul-mato-grossense acredita que a proposta dificilmente será votada neste ano. “Este ano é atípico, teremos uma semana votação em agosto e uma em setembro. Não é fácil, mas vai depender de vontade política”, afirma.

SIGA-NOS NO Google News