Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

13/08/2004 17:10

Delcídio pode ser o líder no Senado, diz a Reuters

Cadu Bortolot

Reportagem distribuída nesta sexta-feira pela Reuters, uma das maiores agências de notícias do mundo, revela que o senador Delcídio do Amaral (PT/MS) deve ser o futuro líder do PT no Senado. A matéria, assinada pela repórter Natuza Nery, afirma que " no partido e no Planalto, ele é considerado um parlamentar equilibrado e de fácil trânsito nos partidos de oposição" . Segundo as fontes ouvidas por Nery, Delcídio tem o apoio do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e a proposta de colocá-lo na liderança vinha sendo cogitada há dois meses, mas ganhou corpo há duas semanas.
- Do lado do Zé (Dirceu) está absolutamente claro que Delcídio será o novo líder - disse uma fonte do PT, argumentando que a proposta ainda tem de ser votada pelo partido. A atual líder do PT no Senado é a senadora Idely Salvatti, de Santa Catarina.
A matéria da Reuters prossegue afirmando que "colegas do senador consideram-no novato por não ter tradição no partido. Ele esteve a um passo de se filiar ao PSDB, mas foi convidado pelo PT em 2001 para lançar sua candidatura ao Senado Federal.Delcídio, de 49 anos, é engenheiro, foi ministro de Minas e Energia do governo Itamar Franco (setembro de 1994 a janeiro de 1995) e ocupou uma diretoria da Petrobras."
A repórter Natuza Nery diz que, apesar da troca de parlamentar para a liderança ser habitual, a definição de um nome com tanta antecedência é incomum.A senadora Ideli, que confirmou à Reuters a informação de sua substituição, afirmou que começou a observar o movimento "pró-Delcídio" desde junho e que não vê problema na troca de nomes.
- O Delcídio é candidato à liderança no ano que vem... mas é bom numa bancada como a nossa ser sempre líder por unanimidade - disse, acrescentando que, quando assumiu o posto, o fez com todos os votos favoráveis a seu nome.Idely Salvatti argumenta que o senador sul-mato-grossense encontrará uma casa arrumada, sem muitos incêndios para apagar, já que o governo aposta que em 2005 a economia brasileira estará melhor e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá popularidade em alta, o que daria menos munição para a oposição e aproximaria a base até então desunida.
- O ponto positivo é que ele (Delcídio) tem trânsito, circula bem, tem pontes mais fáceis com a oposição... Em compensação, ele também é recém-chegado no PT. Ele não entra em bolas divididas, você nunca vê o Delcídio polemizando - avaliou Ideli.
A repórter Natuza Nery conclui o texto dizendo que o nome de Delcídio ainda precisa passar pelo crivo da bancada, atualmente com 13 senadores. " Mas como José Dirceu é atualmente o padrinho político do senador, parlamentares julgam que não será uma tarefa difícil levá-lo à liderança " , afirma a matéria da Reuters.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)