Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/04/2006 19:11

Delcidio perderá mandato caso se afaste por 121 dias

Marta Ferreira/Campo Grande News

O senador petista Delcídio do Amaral corre o risco de perder o cargo caso se afaste pelo período anunciado por sua assessoria de imprensa, de 121 dias, para fazer campanha. Isso porque a Constituição brasileira prevê que licenças para tratar de assuntos pessoais podem durar no máximo 120 dias.

Para prazos acima disso, a lei determina que o parlamentar só não perde o cargo se for convocado para funções públicas como a de Ministro.

Se o senador optar por uma licença com prazo menor, para não correr esse risco, o cargo vai ficar vago. O suplente, o empresário Antônio João Hugo Rodrigues (PTB), só assumria se o período for superior a quatro meses.

A regra está prevista no artigo 56 da Constituição Federal. O advogado Newley Amarilla, explicou que, conforme o texto constitucional, os parlamentares têm direito a se afastar por no máximo 120 dias a cada sessão legislativa, que dura de 15 de fevereiro a 15 de dezembro, por motivo de doença ou interesse particular. “Acima disso, o parlamentar perde o mandato”, completa outro profissional que atua na área eleitoral, Paulo Tadeu Haendchen.

A assessoria de imprensa do Senador foi novamente consultada hoje e informou que ele está ciente do risco e que, por conta disso, ainda não decidiu por quanto tempo vai deixar o Senado para a disputa ao governo do Estado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)