Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Delcídio pede recursos a Petrobrás

Carlos Eduardo R. Bortolotto - 19 de setembro de 2003 - 16:14

O Senador Delcídio do Amaral apresentou nesta sexta-feira, 19 de setembro, ao presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, 19 projetos de geração de emprego e renda que vão beneficiar, direta e indiretamente, cerca
de 100 mil pessoas carentes em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Os projetos se enquadram no Programa Petrobras Fome Zero, desenvolvido pela empresa para promover a inclusão social de adultos e jovens com mais de 16 anos que se encontram em situação de risco.
No encontro, realizado na sede da empresa, no Rio de Janeiro, Delcídio detalhou as propostas elaboradas por sua assessoria, que vão desde a realização de cursos para a formação de guias turísticos para a Trilha da
Retirada da Laguna, na região Sudoeste do estado, até a capacitação de jovens carentes como frentistas, promotores de vendas e técnicos em lubrificação para trabalhar em postos de combustíveis. Todos os projetos serão desenvolvidos e administrados por fundações da pesquisa ligadas às universidades públicas de Mato Grosso do Sul: a Fapec e a Fadems, da UFMS, e a Fatems, da UEMS.
Segundo Delcídio, a Petrobras disponibilizou este ano R$ 300 milhões para investir no Fome Zero.
- O Petrobras Fome Zero demonstra o engajamento da empresa na cruzada lançada pelo Presidente Lula para resgatar a dignidade de milhões de brasileiros que , muitas vezes, não têm o que comer. Como está previsto nas
diretrizes do Fome Zero tocado diretamente pelo governo federal, a proposta da Petrobras é financiar a qualificação profissional das pessoas carentes para que elas possam ter acesso ao mercado de trabalho. É aquela velha
história. Em vez de dar o peixe, vamos ensinar o cidadão a pescar - disse o senador, que já foi diretor de gás e energia da empresa.
Além da formação de mão-de-obra, o Petrobras Fome Zero permite também o apoio a propostas que visem a conscientização da sociedade para a solução de problemas gerados pela miséria. Um dos projetos apresentados por Delcídio prevê a realização de uma campanha para engajar os 90 mil caminhoneiros que circulam regularmente pelas estradas de Mato Grosso do Sul em uma campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Todos os 19 projetos apresentados pelo senador serão analisados pelo corpo técnico da Petrobrás, para posterior liberação de recursos.
Acompanharam Delcídio no encontro no Rio de Janeiro o Deputado Federal Vander Loubet e os professores Paulo Esselin e Ido Michels, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.



SIGA-NOS NO Google News