Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 10 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Delcídio não concorda em negociar vaga de senador

Assessoria de Imprensa - 11 de abril de 2005 - 13:06

Cassilândia News
Cassilândia News

O líder do PT no Senado, Delcídio do Amaral, não concorda com a idéia do governador José Orcírio dos Santos, de ceder a vaga de candidato a senador para alguém do PMDB, em caso de verticalização. Para Delcídio, não fez sentido o governador ficar de fora da disputa depois de ter construído trajetória política que o consagrou como a mais influente liderança do PT em Mato Grosso do Sul. “A situação aqui é tão favorável à continuidade do nosso projeto e especialmente à candidatura do Zeca (José Orcírio) ao Senado que praticamente ele não vai ter uma eleição. Ele vai ter uma nomeação”, disse Delcídio.

O governador tem dito que, para aproximar o PMDB do PT e garantir a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concorda em abrir mão de disputar o Senado, deixando a vaga livre para um candidato do PMDB no Estado. Mas para Delcídio, se José Orcírio desistir de concorrer ao Senado, estará desperdiçando o esforço que o Partido dos Trabalhadores fez para conquistar o poder em Mato Grosso do Sul. “Isto (a candidatura de José Orcírio) é importante para Mato Grosso do Sul, é importante para o Brasil, para o Congresso Nacional. E, acima de tudo, eu acho que o governador Zeca não pode abdicar de um direito que ele conquistou, que é ser senador da República pelo PT”, avaliou Delcídio.

Considerando a rivalidade histórica entre PT e PMDB, que ao longo dos anos foi se solidificando em Mato Grosso do Sul, o senador admitiu que a união dos dois partidos no Estado ainda não é vista com naturalidade. E enfatizou: a única possibilidade de esta aliança ser concretizada é o PMDB se contentar com a candidatura de vice governador. “O que está muito claro é o seguinte: da cabeça-de-chapa o PT não abre mão, até por uma postura partidária fruto de inúmeras discussões que ocorreram no diretório nacional”, disse o senador, que tem ao aval de José Orcírio para disputar o Governo do Estado nas eleições de 2006.

Delcídio, que já conta com apoio do PTB para sua campanha a governador, tem conversado com líderes partidários da base de sustentação ao Governo na Assembléia, para garantir a continuidade da aliança que elegeu José Orcírio. “Estamos avaliando a possibilidade de se abrir este arco de alianças para partidos que hoje já trabalham conosco em várias esferas, não só do poder estadual, mas no Governo federal”, disse Delcídio, citando como exemplo o PP, partido dos presidente da Câmara do Deputados, Severino Cavalcanti.

SIGA-NOS NO Google News