Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/11/2009 15:48

Delcídio lamenta morte de pintor sul-mato-grossense

Aline Canassa, Campo Grande News

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) lamentou a morte do pintor Jorapimo que morreu na madrugada deste domingo, no Hospital Universitário de Campo Grande, em conseqüência de doença renal.

Delcídio afirmou que o pintor era inigualável na arte de retratar o Pantanal. "Jorapimo representou e vai continuar representando muito para todos os sul-mato-grossenses, especialmente para nós pantaneiros. (...) Sem dúvida é uma grande perda para a arte de Mato Grosso do Sul e do Brasil", completou.

Sul-mato-grossense e pantaneiro, José Ramão Pinto de Moraes, conhecido como Jorapimo, iria completar 72 anos na próxima terça-feira.

Ele nasceu em Corumbá em 1937, começou a pintar na década de 1950, inspirado em Gauguin e Cézanne, Van Gogh, Lasar Segall, Anita Malfatti e Cândido Portinari.

O Pantanal era a sua grande inspiração e, em toda a sua obra, ele retrata a natureza em sua plenitude, a nostalgia dos casarios do Porto de Corumbá, as barcas e o dia-a-dia do homem pantaneiro.

Considerado pela crítica como introdutor da pintura moderna em Mato Grosso do Sul, Jorapimo foi um dos fundadores da AMA (Associação Mato-grossense de Artes). Ao longo da carreira, teve suas obras expostas no Japão, Alemanha, Estados Unidos, Paraguai, Bolívia e Uruguai.

Participou de diversas mostras coletivas e individuais em Campo Grande, Corumbá, Cuiabá, São Paulo, Rio Claro, Campinas e Vitória.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)